Educação e consumo na série de TV “Um Maluco no Pedaço”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.9866

Palabras clave:

Educação, Um Maluco no Pedaço, Audiovisual, Relações étnicoraciais, currículo

Resumen

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a dimensão educativa do seriado de TV Fresh Prince of Bel-Air, traduzido no Brasil com o nome de Um Maluco no Pedaço. As reflexões apresentadas aqui fazem parte de reflexões iniciais acerca do debate que versa sobre a questão da identificação na representação de experiências negras nas mídias de massa. Partindo da questão: “O que esta série tem a contribuir no currículo e na educação de crianças e jovens brasileiros?”, pensaremos aqui em como o humor de seriados voltados para o público negro pode ser encarado por meio da dimensão educativa para compreensão de questões relacionadas às relações étnico-raciais das sociedades afrodiaspóricas e conteúdos sensíveis, mais especificamente no Brasil e nos Estados Unidos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

DOMINGUES, Petrônio. Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica. História (São Paulo). v. 30, n. 2, ago/dez 2011.

TAYLOR, Elizabeth Dowling. The original black elite: Daniel Murray and the story of a forgotten era. Amistad: Nova Iorque, 2018

VIDAL, Diana Gonçalves, SALVADORI, Maria Angela Borges & COSTA, Ana Luiza Jesus da. Cultura e História da Educação: Diálogos com Michel de Certeau e E.P. Thompson. Rev. Histedbr (online), v. 19, pp. 1-25, Campinas, SP, 2019.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: 34: Rio de Janeiro, 2012.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e historia. Petrópolis: Vozes. 2018

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante. 2019

Publicado

2020-03-02

Cómo citar

RAMOS DA COSTA, Stephane; RAMOS BISPO NETO, Antonio; SILVA VIANA, Iamara da. Educação e consumo na série de TV “Um Maluco no Pedaço”. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 40–51, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v1i3.9866. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2432. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO