O ensino de música nas escolas brasileiras, da Colônia à Ditadura civil-militar: faces do conservadorismo

Autores/as

  • Wladimir de Oliveira Marques Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Monique Andries Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12396

Palabras clave:

Canto orfeônico, Educação artística, Educação musical, História da educação musical

Resumen

O presente texto tem por objetivo identificar traços do conservadorismo, pedagógico e teórico, que é preponderante na história do ensino de música nas escolas brasileiras. O recorte observado tem início com as práticas jesuíticas, ainda no período colonial, passando por 1854, quando foi publicada a primeira norma institucionalizando o ensino de música nas escolas brasileiras, pelo período do Canto Orfeônico – primeira grande política pública de educação musical –, chegando até 1971, quando foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases 5.692, que implementa a disciplina Educação Artística nos currículos escolares. Tendo como referência obras de Fonterrada (2008), Monti (2015), Penna (2013), Jardim (2009, 2012) entre outros, são apresentados elementos metodológicos e históricos do ensino de música no Brasil, a fim de se identificar seu caráter conservador, por vezes marcado pelo eurocentrismo e outras por um ufanismo nacionalista, que flerta com o fascismo. Por fim, a reflexão de que, embora tenha sido alvo de diferentes e importantes iniciativas, por vezes bem-intencionadas e conectadas a propostas mais criadoras, o ensino de música nas escolas brasileiras, no recorte temporal escolhido, seguiu marcado por seu caráter conservador.

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Publicado

2021-05-01

Cómo citar

OLIVEIRA MARQUES, Wladimir de; ANDRIES NOGUEIRA, Monique. O ensino de música nas escolas brasileiras, da Colônia à Ditadura civil-militar: faces do conservadorismo. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 125–144, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i1.12396. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2387. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO