Polifonia da fé protestante: a Música Sacra como elemento educativo em Henriqueta Rosa Fernandes Braga (1961)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12360Palabras clave:
Henriqueta Braga, Educação musical, Música Sacra, História das mulheres protestantesResumen
No campo da História da Educação, as pesquisas sobre mulheres protestantes que se destacaram a partir do trabalho que desenvolveram nas igrejas ainda são incipientes. Algumas delas, que atuaram nas mais variadas frentes, particularmente por meio da educação, ainda permanecem silenciadas e/ou invisibilizadas. Diante disso, abrimos as cortinas do palco para Henriqueta Rosa Fernandes Braga, musicista, musicóloga e professora congregacional, que teve uma trajetória expressiva na educação musical protestante. Na organização do hinário Salmos e Hinos, regência do coral, escrita de livros para a educação musical de adultos e crianças e tantas outras atribuições que exerceu dentro e fora da Igreja Evangélica Fluminense, Henriqueta legitimou-se como referência em Música Sacra no Brasil, especialmente por conta da pesquisa histórica exaustiva que empreendeu na escrita do livro Música Sacra Evangélica no Brasil (Contribuições à sua História), editado em 1961, pela Editora Kosmos. Diante do exposto, interpretar as concepções de Henriqueta sobre educação musical, na obra supramencionada, é o objetivo deste trabalho. A partir dos textos que publicou, ela desvelou a sua vinculação à música, em interlocução com outros sujeitos, o caráter educativo da hinologia aplicada nas Escolas Dominicais, o viés pedagógico da organização das músicas por temáticas, os valores puritanos de vigilância divina para a moderação dos corpos e das mentes, presentes nas letras dos hinos e o caráter formativo dos programas radiofônicos evangélicos.
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