Cartografias da sala de aula: o fracionamento das relações étnico-racializadas

Autores/as

  • Maria de Fátima Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Micarla Silva de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Nort
  • Ana Maria Pereira Aires Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.11674

Palabras clave:

Racismo, Cartografias da sala de aula, Alunos negros

Resumen

Esta pesquisa aborda o racismo na sala de aula numa turma do 4º Ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na microrregião do Seridó Potiguar, estado do Rio Grande do Norte. O estudo investiga a relação entre crianças negras e não-negras sob a ótica dos estudos decoloniais e pressupostos da cartografia social da sala de aula por meio da metodologia de ensino do Trabalho em Grupo. O estudo caracteriza-se como qualitativo quanto a abordagem, e exploratório quanto aos objetivos. Os resultados apontam comportamentos excludentes adotados por crianças não-negras e professores, sendo que a cor da pele (de)marca os lugares de (não)pertencimento dos alunos negros gerando visível tensionamento no processo de constituição da identidade negra e consequente perda do potencial escolar dessas crianças.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

FÁTIMA GARCIA, Maria de; SILVA DE AZEVEDO, Micarla; PEREIRA AIRES, Ana Maria. Cartografias da sala de aula: o fracionamento das relações étnico-racializadas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 66–87, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i2.11674. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2373. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS