Arquivos Digitais: possibilidades de pesquisa no campo da História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.12965Palabras clave:
Humanidades Digitais, História Digital, Fontes HistóricasResumen
Discutir os usos dos Arquivos Digitais nas pesquisas em História da Educação é o objetivo do presente trabalho. Diante do cenário de pandemia de Sars-Cov-2, no qual os pesquisadores ficaram impossibilitados de consultar presencialmente os arquivos, o acesso às fontes de pesquisa tem sido possibilitado através de documentos digitais disponibilizados por alguns arquivos. A digitalização de materiais, bem como a realização de pesquisas com esses, já vinham sendo cada vez mais frequente no campo História da Educação, por conta facilidade de acesso e como modo de preservação de documentos originais. Contudo, como alguns pesquisadores têm apontado, os usos de recursos digitais nas pesquisas exigem cuidados metodológicos específicos que tem sido muita vezes negligenciados. Neste trabalho, busco apresentar alguns arquivos aos quais recorri para realização das minhas pesquisas e as discussões sobre o uso dos recursos digitais na História da Educação.
Citas
BRASIL, E.; NASCIMENTO, L. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 33, nº.69, p. 202-219, 2020. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/. Acesso em: 26/07/2021.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora da Unesp, 2010.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
DANRTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das letras, 2010.
FARGE, Arlette. O Sabor do Arquivo. São Paulo: EDUSP, 2009.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
LUCA, Tania Regina de. Práticas de Pesquisa em História. São Paulo: Contexto, 2020.
RUYSKENSVELDE, Sarah Van. Towards a history of e-ducation? Exploring the possibilities of digital humanities for the history of education, Paedagogica Historica, 50:6, 861-870, 2014.
SESC SÃO PAULO (canal). Ideias: os desafios da documentação histórica digital em acervos. Youtube, 29/09/2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=orqlZMd2CQc.
VIDAL, Diana. XII EMHE-Solenidade/Conferência de Abertura. Youtube, 06/07/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kQk6-D4gpsE Acesso em: 29/07/2021.