BANDAS DE MÚSICA: EDUCAÇÃO, CULTURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.6214

Keywords:

Bandas de Música, Educação, Cultura, Diversidade, Diversidade em música

Abstract

Como pesquisadores do universo das bandas de música e de estudos abrangendo a educação musical, compreendemos que a relevância deste dossiê se estende na habilidade de compreender a realidade das bandas brasileiras e como o ensino e o aprendizado da música impacta o processo educativo de seus personagens. Através de pesquisas abrangendo olhares distintos sobre a educação musical nesses grupos e como tais processos se articulam e se interconectam, este dossiê propõe um diálogo reflexivo sobre como a educação musical impacta a sociedade; as investigações e análises aqui reunidas objetivam colaborar de forma expressiva para a construção de práticas pedagógicas inovadoras com capacidade de inclusão e de reconhecimento da diversidade cultural tão necessárias para a educação musical no Brasil.

O primeiro artigo, “Mulheres regentes em bandas de música: desafios e possibilidades no contexto de Santa Catarina”, escrito por Bianca Guerra Bioni e Regina Finck Schambeck, discute os desafios e possibilidades de atuação de cinco mulheres regentes atuantes em bandas de música no estado de Santa Catarina. O trabalho trata da representação da mulher na regência de banda, assim como traz questões de gênero, feminismo musicológico e associação da presença feminina na área pedagógica. O texto ainda evidencia, através de entrevistas, o papel que a banda de música representa para mulheres regentes e as relações que se estabelecem entre os músicos e a comunidade. As autoras observaram a necessidade na elaboração de estratégias de superação de dificuldades e do preconceito ainda existente para a mulher regente e da demanda por redes de apoio e cursos de formação continuada.

O segundo artigo, “Ensino Coletivo na banda de música da Universidade Federal de Roraima: Projeto BAMUF”, de Fernando Vieira da Cruz e Natália Carvalho do Nascimento, apresenta uma exposição do surgimento da Bamuf e sua consolidação como Projeto de Extensão. O texto expõe estratégias pedagógicas adotadas em disciplinas de ensino coletivo de instrumentos de sopro realizadas entre os anos de 2022 e 2024 no curso de música. Constatou-se que para além do desenvolvimento musical, o senso de pertencimento, a atitude de performance musical solidária e o desenvolvimento humano são elementos compartilhados entre os participantes. Como a prática de banda (ensino e aprendizagem) excede segmentos metodológicos, o texto deixa a sugestão sobre como se reinventar a cada dia e, como a cada aula, ensaio e apresentação surgem novos conhecimentos, desafios e possibilidades na resolução de dificuldades.

O terceiro artigo, “A Banda passa e a dúvida fica: professor ou instrutor?” escrito por Aurélio Nogueira de Sousa e Mairy Aparecida Pereira Soares Ribeiro, é uma análise sociológica acerca das transformações no sistema educacional brasileiro diante da crise econômica e da ascensão do pensamento neoliberal na sociedade. O texto expõe através de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa um questionamento sobre como a educação está sendo moldada pelos governos e como os termos “professor” e “instrutor” se encaixam e se complementam nesse contexto. A pesquisa ainda problematiza como a redução do papel do Estado e a promoção da competitividade (elementos do neoliberalismo) influenciam a educação musical; os autores inferem que embora os instrutores possuam papel relevante na ausência de professores especializados, há implicações significativas para a qualidade da educação musical.

O quarto artigo, “Bandas de Música e seus baluartes: histórias e memórias de Roberto Raiol, um personagem da cultura de bandas de música interiorana do Brasil”, por Cleyson Rodrigues Ataide, traz uma reflexão a respeito de personagens (assim denominados Baluartes da Cultura) que dedicaram suas vidas a atividades em bandas de música e, especificamente no Clube Musical União Vigiense. Através de estudo bibliográfico, entrevistas e pesquisa de campo, o trabalho se transfigura como etnográfico, pois mostra como o ambiente das bandas é marcado por práticas culturais que remontam à tradição e vivências compartilhadas.

O quinto artigo, “A Banda de Música: práticas pedagógicas e avaliação”, escrito por Luiz Francisco de Paula Ipolito e Taís Helena Palhares, apresenta questões acerca do ensino e avaliação no âmbito das práticas coletivas de banda. O texto expõe questionamentos e reflexões principalmente sobre o movimento educacional nas bandas (ensino e aprendizado conservatorial e coletivo) e como tais procedimentos têm gerado uma mudança na visão das práticas pedagógicas e seus métodos avaliativos. Com apoio freiriano, os autores indagam o quão coerente e contemporâneo o pensamento pedagógico pode se inserir nesses núcleos e o quão transformador e libertador esses ensinos e aprendizados podem se mostrar.

Com uma abordagem diversificada e abrangente das mais variadas áreas de estudos sobre bandas, a coletânea de trabalhos aqui exposta é um subsídio pujante para músicos, estudantes, pesquisadores e professores; os resultados e análises decorrentes estão imbuídos de incitação à reflexão e à transformação dos espaços de atuação nesses grupos. É dessa forma que experiências educacionais em ambientes inclusivos se tornam transformadoras e relevantes para a vida moderna. Cada autor dedicou-se a história de sua banda, aos repertórios, às práticas, às performances e às formas de ensino e aprendizado, além de outras variadas temáticas sobre esse universo tão vasto no Brasil.

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Author Biographies

Juliana Soares da Costa Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Música pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora associada do CLAEC - Cento Latino-Americano de Estudos em Culturas e membra do Coletivo "Viva a Banda”.

 

Fernando Vieira da Cruz, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) 2023. Professor no curso de música da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil. 

References

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti; ROCHA, Inês de Almeida (Org.) . Ecos e memórias: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. 342p.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do; DE MOURA COSTA, Abimael; DE CARVALHO, Gislene Danielle. Banda Luiz Gonzaga: Memórias e Sons da Escola Mocambinho (1991-2018). Epistemus. Revista de Estudos em Música, Cognição e Cultura , [S. l.] , v. 12, n. 2, p. 074, 2024. DOI: 10.24215/18530494e074 . Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/Epistemus/article/view/17157 . Acesso em: 5 dez. 2025.

Published

2024-08-30

How to Cite

SILVA, Juliana Soares da Costa; CRUZ, Fernando Vieira da. BANDAS DE MÚSICA: EDUCAÇÃO, CULTURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–03, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.6214. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6214. Acesso em: 6 dec. 2025.

Issue

Section

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ