EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4652

Keywords:

Colonialidade; Teoria Crítica; Pedagogia Crítica; Epistemologias do Sul; Pedagogia Decolonial., Colonialidade, Teoria crítica, Pedaogia crítica, Epistemologia

Abstract

Neste estudo busca-se realizar um diálogo entre autores chave para a compreensão da colonialidade e do desenvolvimento do pensamento decolonial, relacionando os conceitos de colonialidade, poder e dominação a um epistemicídio que vêm anulando os saberes oriundos do sul global, silenciando e diminuindo ao longo da história seus conhecimentos, sua epistemologia e sua cultura. Propõe-se como ferramenta emancipadora a adoção de discursos críticos e tradições teóricas voltadas à Pedagogia Crítica, de forma que forneçam ao aluno ferramentas para a compreensão dessas relações de poder, o preparando para o questionamento dessas mesmas relações e incorporando os saberes dessas populações subjugadas à uma nova proposta pedagógica decolonial.

Author Biography

Thaís Ferreira Tonhá, Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latino-americana; Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Especialista em Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; MBA em Gestão de Projetos (UNOESTE) e Gestão de Negócios Internacionais (ABRACOMEX).

References

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. [S.l.]: TED Talk, 2009.

CANDAU, V. M. Educação em Direitos Humanos: principais desafios. Rio de Janeiro: [s.n.], 2005.

CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, Porto Alegre, 36, jan/abr 2013. 59-66. Disponível em < <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100009&lng=es&nrm=iso> Acesso em 14 de junho de 2022.

CARVELHO, M. E. G.; ESTÊVÃO, C. A. V. Pedagogia crítica e Direitos Humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em Direitos Humanos. aval.pol.públ.Educ, Rio de Janeiro, 21, jul/set 2013. 405-432. https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000300002.

ESTÊVÃO, C. V. Democracia, Direitos Humanos e Educação. Para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Portugal, 2011. 11-30. Disponível em <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2361> Acesso em 10 de junho de 2022.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: EDUNESP, 2001.

KINCHELOE, J. L. La pedagogia críticaen el siglo XXI: evolucionar para sobrevivir. In: MCLAREN, P.; L.KINCHELOE, J. Pedagogia crítica: de qué ablamos, dónde estamos. Barcelona: GRAÓ, 2008. p. 25-69.

MENDICOA, G. E. Sobre Tesis y Tesistas: lecciones de enseñanza-aprendizaje. Buenos Aires: Espacio Editorial, 2003.

MIGNOLO, W. D. Introduction: Coloniality. In: MIGNOLO, W. D. The Darker Side of Western Modernity. Durham & London: Duke University Press , 2011. p. 1-24.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.

SANTOS, B. D. S. Introdução e Capitulo 1. In: SANTOS, B. D. S. O Fim do Império Cognitivo: A Afirmação das Epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 17-63.

Published

2023-12-18

How to Cite

TONHÁ, Thaís Ferreira. EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4652. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4652. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS