IDENTIDADE, MOTIVAÇÃO E AUTONOMIA NA RESIDÊNCIA DOCENTE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL: REFLETINDO SOBRE DISCURSOS E PRÁTICAS DO "SER PROFESSOR DE INGLÊS" EM ESCOLA PÚBLICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4638

Keywords:

Escola Pública, Formação docente, Formação Contínua de Professores

Abstract

This article undertakes a critical-reflexive analysis on the teaching identity, the motivational factor and the construction of the autonomy of the English teacher in a public school based on the reports of  the students-teachers from the course Pós-Graduação Lato Sensu Residência Docente para Formação de Educadores da Educação Básica do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Starting from the hypothesis that autonomous and motivated teachers contribute more significantly to the student education process equally imbued with motivation and autonomy in the process of teaching and learning the English language. Thus, based on the reports of these teachers, educators from Rede Municipal de Belo Horizonte, we seek to recognize elements that take a significant and relevant look on the identity, motivation and autonomy of teachers before moments of continuing education and teaching practice. These elements were collected from the memorialistic reflection on the formative path, the planning and elaboration of Projeto de Ação and the observation of the challenging trajectory of developing the profile of teacher-researcher in the field of Teaching English for children and adolescents in public schools.

 

Author Biographies

Luiza Santana Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora e Mestra em Letras (Teoria da Literatura e Literatura Comparada), atuando na linha de pesquisa Literatura, História e Memória Cultural pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também é Mestra em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO - Santander / Espanha). Realizou o Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus / Bahia), no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, na linha de pesquisa Literatura e Cultura: Representações em Perspectiva Interdisciplinar. Licenciada em Letras (Espanhol, Inglês e Português) pela FALE/UFMG e ICSH/CESB; e, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi vice-diretora do Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) e coordenadora da área de Espanhol dos Cursos de Idiomas (CENEX) da Faculdade de Letras da UFMG. É professora do Núcleo de Línguas Estrangeiras do Centro Pedagógico (CP/UFMG) e da área de Literatura e Ensino no Mestrado Profissional (ProfLetras - FALE/UFMG). Também atua como orientadora de estágios, monografias e dissertações. É autora de Livros Didáticos, com destaque para as coleções aprovadas pelo PNLD: Cercanía e Cercanía Joven (espanhol para Ensino Fundamental II e Ensino Médio); Estações Linguagens (Ensino Médio: área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias). Por fim, atua nas seguintes linhas de pesquisa, em uma perspectiva interdisciplinar e intercultural: Literatura, História e Memória Cultural; Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas; Formação Docente. 

Raika Luana Aleme, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrado em TESOL,Teaching English to Speakers of Other Languages pela Indiana Universtiy of Pennsylvania, EUA - revalidado como equivalente ao Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Especialização em Ensino de Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora de Língua Inglesa do Centro Pedagógico da UFMG.

References

BAMBIRRA, M. R. A. Desenvolvendo a autonomia pelas trilhas da motivação, autoestima e identidade: uma experiência reflexiva. Tese de Doutorado. Orientação MICCOLI, L. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

BOSI, E. Memória e Sociedade - Lembranças de Velhos. São Paulo: EDUSP, 1995.

CUNHA, A.; MICCOLI, L. (Orgs.). Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na Educação Básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

CAPES. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. CAPES: Uma síntese sobre Programas de Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MICCOLI, L. Ensino e Aprendizagem de Inglês: Experiência Desafios e Possibilidades. Belo Horizonte: Editora Pontes, 2010.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, (RJ): Vozes, 2006.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. In: Conferência desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa, 2007. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/687/1/21238_rp_antonio_novoa.pdf>.

Acesso em 24/02/2020.

PEREIRA, J. S. Apontamentos sobre Memoriais de Percurso. In: Curso Produção de Materiais Didáticos para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar. UFMG: UAB, 2010.

ROMANOWSKI, J.P. Formação e profissionalização docente. 4a Ed. Curitiba: Editora Ibpex, 2010.

SANTOS, H. Roteiro para Elaboração de Projetos de Ação/Intervenção. Academia.Edu, 2020. Disponível em: <https://www.academia.edu/4277732/ROTEIRO_v._2.pdf>.

Acesso em 24/02/2020.

THIOLLENT , M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo, Cortez, 1992.

TRIPP, David. “Pesquisa-ação: uma introdução metodológica.” In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.443-466, 2005.

USHIODA, E. Motivation as a socially mediated process. In: LITTLE, D.; RIDLEY, J.; USHIODA, E. Learner autonomy in the foreign language classroom: teacher, learner, curriculum and assessment. Dublin: Authentik, 2003. p. 90-102.

USHIODA, E.; DÖRNYEI, Z. Motivation, language Identities and the L2 self: a theoretical overview. In: DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E. (eds.). Motivation, language identity and the L2 self. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2009. p. 1-8.

Published

2023-12-18

How to Cite

CHAVES, Luiza Santana; ALEME, Raika Luana. IDENTIDADE, MOTIVAÇÃO E AUTONOMIA NA RESIDÊNCIA DOCENTE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL: REFLETINDO SOBRE DISCURSOS E PRÁTICAS DO "SER PROFESSOR DE INGLÊS" EM ESCOLA PÚBLICA . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–19, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4638. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4638. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS