Entre o quilombo e o canavial:um estudo de caso da Escola da comunidade de Sobara (Araruama/RJ)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4631

Keywords:

Educação Escolar , Quilombola, comunidade quilombola

Abstract

Este trabalho é um estudo de caso da escola da comunidade quilombola de Sobara. O artigo procura investigar o acesso à educação dos moradores da comunidade de Sobara da atualidade, os quais puderam contar com a presença em seu território da Escola Municipal Alcebíades Ferreira de Mendonça, diferentemente das gerações passadas. Sobara possui uma história interligada às atividades da Fazenda Campos Novos, propriedade originalmente da Companhia de Jesus, no século XVIII, e que entrou em decadência no final do século XIX, após a abolição da escravatura.  A pesquisa procurou compreender:  a escola que existe na área quilombola é uma escola “no Quilombo” ou uma escola “do Quilombo”?

Author Biography

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

 Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008), instituição na qual me graduei (bacharelado e licenciatura em História, 2006). Realizei pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), PPGHIS/UFMT(2014-2016) e ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign, com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missão de pesquisa na Universidad San Luis de Potosí/México (CAPES PrInt/2022). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ e professora permanente no ProPed/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita (Representante docente pelo CEH, biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Defendo a democratização do conhecimento histórico, o direito à memória de grupos historicamente silenciados. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado.

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção e genealogia do poder. Belo Horizonte, Revista Brasileira de Estudos Políticos, Nº 108, 2014.

AMORIM, Carlos R. Cunha. O Catolicismo Brasileiro no Golpe Militar de 1964.

XX encontro da Anpuh/SP. Franca, 2010. Disponível em: www.anpuhsp.org.br/sp/downloads/CD XX Encontro/PDF.

ANDRADE, Leila Cristina O. Araruama, resgatando urnas, descobrindo histórias, para uma aprendizagem cidadã. Rio de Janeiro, Universidade Candido Mendes - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação, 2002.

ARARUAMA, Página Eletrônica Oficial. Plano Municipal de Saúde 2018 – 2021.

Disponível em:

https://www.araruama.rj.gov.br/transparencia/galeria/arquivos_saude/a0882ec471

ce7c417077e91105db5cf0.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2020.

ARRUTI, José Maurício. “Quilombos”. In: PINHO, Osmundo (Org.): Raça: Perspectivas Antropológicas. Campinas: ABA/Ed. Unicamp/EDUFBA, 2008.

ARRUTI, José Maurício et al. O impacto da Covid-19 sobre as comunidades quilombolas. Informativos Desigualdades Raciais e Covid-19, AFRO-CEBRAP, n. 6, 2021.

BATISTA, Ana Carolina M. Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola. Niterói, UFF, Mestrado Profissional em Ensino de História. Dissertação, 2016.

BERTUCCI, Thayse Cristina Pereira et al. Turismo e urbanização: os problemas ambientais da Lagoa de Araruama - Rio de Janeiro. Ambient. soc., São Paulo, v. 19, n. 4, p. 59-80, Dec. 2016.

BRASIL. Decreto n. 4.228, de 13 de maio de 2002. Institui, no âmbito da Administração Pública Federal, o Programa Nacional de Ações Afirmativas e dá outras providências. Diário Oficial da União, 14 maio de 2002.

BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, 30 ago.2012.

CAMPOS MACHADO, Maria das Dores. Mudanças recentes no Campo Religioso Brasileiro (mimeo). Rio de Janeiro, UERJ/UFFRJ, 1998.

CANDAU, V. M. F. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A.F.B. e CANDAU, V.M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CARRARA, Sergio et al (Org.). Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.

CARREIRO, Gamaliel da Silva. O crescimento do pentecostalismo entre quilombolas: por uma sociologia da presença pentecostal em comunidades quilombolas de Alcântara (MA). Revista Sociedade e Estado – Volume 35, Número 2, Maio/Agosto 2020.

CARVALHO, Bárbara Hilda C. P. de. Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa: uma abordagem das relações de identificação étnica e religiosa (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes. 2015. Disponível em: https://uenf.br/posgra-duacao/sociologia-politica/wp-content/uploads/sites/9/2013/03/Barbara.pdf

CORDEIRO, Nayara. Titulação como garantia de direitos: limites e entraves enfrentados para a regularização fundiária das comunidades quilombolas, Prodígio e Sobara (Araruama- RJ). PUC/RJ, 2012.

CORDEIRO, Mauro Soares. Política Educacional e Conquista de Direitos: Escolas Públicas em Comunidades Quilombolas. São Paulo, USP/Faculdade de Educação. Tese de doutorado, 2017.

ESTADO DE SÃO PAULO. Narrativas quilombolas: dialogar – conhecer – comunicar. BOTÃO, Renato Ubirajara S.; SILVA, Silvane (Orgs.). São Paulo, Secretaria de Estado de Educação, Núcleo de Inclusão. 2017.

FERNANDES, Tânia de S. O Grupo de Estudos Braulio Goffman no Rio de Janeiro: movimento político-religioso e reconfiguração da tradição no candomblé. UFF/Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Tese de doutorado. 2020. 291 p.

______________________. Uma comunidade de “salvos”: um estudo sobre batistas na Baixada Fluminense. UFRJ/Museu Nacional/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Dissertação de Mestrado. 1993. 151 p.

FERRARI LEITE, Luiza Chuva. O plano de poder da Igreja Universal Do Reino De

Deus: Estratégias territoriais da expansão neopentecostal no Brasil. Salvador:

UFBA - Dissertação de Mestrado - 2019.

FERRETI, S. Sincretismo e hibridismo na cultura popular. Revista PÓS Ciências Sociais, São Luís, MA, v. 11, n. 21, p. 15-34, 2014. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2867>. Acesso em:

FRAGA, Marcos Antônio Barreto. A Educação Musical como Estratégia de Resgate da Autoestima e da Cultura Afro-brasileira: o Projeto Batuque de Sobara. Araruama: Faculdade União Araruama de Ensino, 2015.

FREITAS, Décio. Palmares - A Guerra dos Escravos. Porto Alegre, Movimento, 1971.

GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo / organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

GOMES, Flávio dos Santos. A hidra e os pântanos: mocambos, quilombos e comunidades de fugitivos no Brasil (Séculos XVII-XIX). São Paulo: Edunesp, 2005.

GONZALEZ, Lélia. A Categoria Político-Cultural de Amefricanidade. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Edição Revista Tempo Brasileiro, 92/93 janeiro – junho, 1988.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

HEYMANN, Luciana Q. Terra do Sal: Projeto de um Museu do Sal em Praia

Seca, Araruama/RJ. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas – Dissertação

de Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais. 2012.

IBGE. Sinopse estatística do município de Araruama/RJ. Rio de Janeiro:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1948.

INGOLD, Tim. 2000. The Perception of the Environment: Essays on livelihood,

dwelling and skill. London, New York: Routledge.

KOINONIA.Org. Atlas Quilombola. Sobara. Disponível em: https://kn.org.br/atlasquilombola. Acesso em 10 de maio/2021.

LORETO MARIZ, Cecília. “A teologia da batalha espiritual: uma revisão da

bibliografia”. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências

Sociais, n. 47, 1999, pp. 33-48.

MAIA, Boris; MARYS, Patrícia. ‘Essa escola não faz nada sem Jesus’. Administração de conflitos no espaço escolar - Estudos Interdisciplinares II. Rio de Janeiro, Autografia, 2021.

MAINWARING, Scott. Igreja Católica e a política no Brasil (1916-1985). São

Paulo: Editora Brasiliense, 2004.

MARIANO, Ricardo. Expansão pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal.

Revista Estudos Avançados, n. 18. 2004.

MENDES, Dulce Santoro; CAVAS, Cláudio São Thiago. Benzedeiras e benzedeiros quilombolas - construindo identidades culturais. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 19, n. 1, p. 3-14, jan./mar. 2018.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. Comunidades "no sentido social da evangelização": CEBs, camponeses e quilombolas na Amazônia Oriental Brasileira. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 13-37, 2010.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. Cortez & Moraes. São Paulo, Brasil. 1997

MOREIRA, A. F. B. & CANDAU, V. M. (Mar/Ago, 2003). Educação escolar e cultura(s): construindo caminho. Revista Brasileira de Educação, nº. 23, (pp. 156 – 168), Rio de Janeiro, Brasil.

OLIVEIRA, A.M.A.de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, Set/Out/Nov/Dez, 2003.

MOURA, Glória. A força dos tambores: a festa nos quilombos contemporâneos. In:

SCHWARCZ, Lilia Moritz; REIS, Letícia Vidor de Souza (Org.). Negras Imagens: Ensaios sobre cultura e escravidão no Brasil. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo: Estação Ciência, 1996. P. 55 – 80.

MOURA, Clóvis. Rebeliões na Senzala (quilombos, insurreições e guerrilhas). São Paulo: Edições Zumbi, 1959.

NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo. Petrópolis: Editora Vozes, 1980.

NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. (1985). In: União dos Coletivos Pan-africanistas (org.). Beatriz Nascimento, Quilombola e Intelectual: Possibilidade nos dias de destruição. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018.

NASCIMENTO, Solange Aparecida; ABIB, Pedro. O efeito da cruzada neoevangélica sobre remanescentes de quilombo: questões sobre educação e identidade quilombola. Horizontes, v. 34, n. 1, p. 33-44, Jan./Jul. 2016.

NAZÁRIO, Gessiane Ambrósio. “Isso é uma questão muito política!”: Relações Étnico-Raciais e Memória Quilombola no Espaço Escolar em Armação dos Búzios. Dissertação de Mestrado em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Niterói: UFF, 2015.

NAZARIO PERES, Gessiane Ambrósio. O Desafio da Mudança: educação quilombola e luta pela terra na comunidade quilombola Caveira do Rio de Janeiro. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ/2020.

OBERG, Lurdes P; CARRETEIRO, Teresa Cristina O. Aspectos religiosos no contexto comunitário rural: entraves e desafios. Polêmica, v. 19, n. 3, p. 086-108, set./dez. 2019.

O’DWYER, Eliane Cantarino. O fazer antropológico e o reconhecimento de direitos constitucionais: O caso das Terras de Quilombo do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: E - Papers, 2012.

O’DWYER, Eliane Cantarino. Terras de quilombo no Brasil: direitos territoriais em construção. Ariús, Revista de Ciências Humanas e Artes, Campina Grande, v. 14, n. 1/2, p. 9–16, jan./dez. 2008.

OLIVEIRA, Luis Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010.

PAIXÃO, Marcelo. Desenvolvimento Humano e Relações Raciais. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

PIMENTEL, Célio R. Estrada de Ferro Maricá. Rio de Janeiro: Hora Certa, 2015.

PORTELA, Camila da Silva. Análise das categorias subversão e resistência a partir da relação Igreja/estado durante a Ditadura Militar no Brasil. XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões. Goiânia, UFG, 2009.

REIS, João Carlos. Historiografia e Quilombo na obra de Beatriz Nascimento. 2019. 21 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.

REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: cia. das Letras, 1996.

RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Embates e contribuições do movimento negro à política educacional nas décadas de 1980 e 1990. In: Oliveira, Iolanda de; Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Identidade negra. Pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. São Paulo/SP: Ação Educativa, 2003.

SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, v. 23, e230067, 2018.

SILVA, Giselda Shyrley da. Benzedores e raizeiros. Saberes partilhados na Comunidade remanescente de quilombo de Santana da Caatinga - 1940-2011. Revista Mosaico, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 33-48, 2010. Disponível em: . Acesso em:

/10/2021.

SILVA, Silvane Aparecida. O protagonismo das mulheres quilombolas na luta por direitos em comunidades do Estado de São Paulo (1988-2018). Tese (Doutorado em História Social). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2019.

SIQUEIRA, Maria de Lourdes. Abdias Nascimento: Um Protagonista Negro no Brasil Contemporâneo. In: SANTIAGO, Ana Rita; RIBEIRO, Denize de Almeida (Org.). Tranças e redes: tessituras sobre África e Brasil. Cruz das Almas: UFRB, 2014. pp. 150-165.

Published

2023-10-26

How to Cite

SILVA, Alexandra Lima da; COELHO , Juliana Vieira Borges. Entre o quilombo e o canavial:um estudo de caso da Escola da comunidade de Sobara (Araruama/RJ). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–18, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4631. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4631. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS