BULLYING, CYBERBULLYING E SUAS MANIFESTAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO DE TODOS
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4376Keywords:
Educação , Direito, Bullying, Cyberbullying, PrevençãoAbstract
O artigo objetiva refletir e fundamentar a problemática do fenômeno bullying, visto como uma violência que afeta o desenvolvimento social e cognitivo da criança, sendo analisado como um problema legal, escolar, familiar e social que acomete o desenvolvimento da vítima como um todo, gerando consequências graves e, muitas vezes, irreversíveis, bem como as formas de prevenção e contenção. Para tanto, utilizou-se o método materialista histórico-dialético, com abordagem interpretativa, baseada, principalmente, em obras de diversos autores da área da Educação, do Direito e da Psicologia. Sendo assim, o tema escolhido é justificável, pois alerta para a ampliação da violência nas escolas brasileiras, ao longo dos últimos anos, prioritariamente, nas escolas públicas, manifestada por tendência à naturalização dos atos violentos, que, por vezes, acaba sendo considerado evento corriqueiro, o que indica a banalização da violência. Nesse sentido, o texto busca aprofundar o conhecimento sobre a violência nas escolas no sentido de compreender a origem do fenômeno, considerando fatores externos e internos e a eficácia das formas de combate e prevenção. Com efeito, considera-se, portanto, a violência como reflexo das vulnerabilidades sociais atreladas à exclusão social e às formas de combate ao bullying dentro da gestão escolar.
References
ANTUNES, D.C.; ZUIN, A. A S. Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Revista Psicologia & Sociedade. v.20, n.1. Porto Alegre, Jan./Apr. 2008.
BOUTH, R.N.; SOUSA, V.B. Bullying: A intensidade e frequência da prática relacionados com o gênero do autor. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc., 7 (1), 29-60. 2011
CARVALHOSA, S. F. Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Lisboa: Climepsi Editores, 2010. 84 p.
DÉBARBIEUX, E. Violência nas escolas: dez abordagens europeias/Éric Debarbieux e Catherine Blaya. – Brasília: UNESCO, 2002.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Rio de Janeiro: UNIC, 2009 [1948]. Disponível em: <http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf> Acesso em26 de nov. 2022.
FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas. 2. Ed, Campinas:
Verus, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada.
Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
LOPES NETO, A. A. Bullying: Comportamento Agressivo entre Estudantes. Jornal de Pediatria, (Rio J.) nº. 81, nº.5 suppl. Porto Alegre Nov. 2005.
MARX, K. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2011.
MATOS, M.; GONÇALVES, S. Bullying nas escolas: Comportamentos e percepções.
Psicologia, Saúde & Doenças, 10 (1), 3-15, 2009.
MONTEIRO, L. O que todos precisam saber sobre o Bullying. Jornal Jovem, n° 11, setembro de 2008. Disponível em: http://www.jornaljovem.com.br/edicao11/convidado03.php.> Acesso em: 26 de nov. 2022.
PEREIRA, S. M. de S. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. São Paulo: Paulus, 2009.
SILVA, J.L.; ROMANO, T. A. & MASCARENHAS, S. A. O fenômeno bullying como desrespeito à diversidade étnica – Uma investigação no sul do Amazonas. Revista AMAzônica, 1 (6), 27-34, 2011.
Schütz A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis (RJ): Vozes; 2012.
TRINDADE, A. M. Aspectos Psicossociais da Intimidação/Bullying. Nova Criminologia, 2009. Disponível em: <http://www.novacriminologia.com.br /artigo/leiamais/default.asp?id
=1977>. Acesso em 22 de nov. 2022.
VILA, C., & DIOGO, S. Bullying. Portimão Portugal: Ismat., 2009. Disponível em: http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/TL0142.pdf. Acesso em: 26 de nov. 2022.
VIVALDO, F. V. Educação em Direitos Humanos: abordagem histórica, a produção e experiência brasileira. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
WINNICOT, D. W. Alguns aspectos psicológicos da delinquência juvenil. In: Privação e delinquência. 2. ed. Rio de Janeiro: Mastins Fontes, 1994c. p. 119-125. Edição Original: 1946