Editorial
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4248Keywords:
EditorialAbstract
É com muita satisfação que a Revista Caminhos da Educação apresenta seu primeiro número do ano de 2023, um importante marco em nossa trajetória. Ao longo de cinco anos de existência, nosso periódico tem se destacado por promover diálogos entre os diferentes campos da área da educação, incentivando reflexões e discussões acerca de saberes, artes, políticas, experiências, culturas e diversidades.
Desde a sua criação, a revista tem como objetivo principal fomentar o debate acadêmico, por meio da publicação de textos que contemplam as mais diversas perspectivas e abordagens teóricas e que abarcam a diversidade nas formas de ser, existir e pensar. Em nossos cinco volumes, 13 números e 137 artigos, procuramos oferecer aos leitores conteúdos de qualidade, com rigor científico, sempre na busca da excelência em nossas publicações.
O dossiê temático deste número intitulado Ensino de Instrumento Musical e as Didáticas Inovadoras, foi organizado pelos professores Marco Antonio Toledo Nascimento, da Universidade Federal do Ceará – UFC, e pelo francês Francis Dubé, da Universidade Laval do Canadá. A área de didática da música ainda é uma área relativamente recente de pesquisa. Com a diversidade atual das práticas musicais, a expansão dos contextos escolares e extraescolares para o ensino de instrumentos musicais, juntamente com a indução forçada pelo ensino musical remoto durante a pandemia, os autores participantes do dossiê se debruçaram sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical neste novo contexto.
Ainda neste número, há nove artigos da livre demanda de fluxo contínuo. Temos a certeza de que os leitores encontrarão conteúdos relevantes e atuais, que estabelecem conexão com o foco e escopo deste periódico acadêmico. Os temas abordados nos artigos são diversos e versam sobre assuntos como inclusão, diversidade, artes, cultura e educação. Acreditamos que esses artigos estimulam o debate acadêmico e incentivam a reflexão sobre as questões educacionais numa perspectiva ética e social.
Para a equipe editorial é motivo de grande satisfação poder contribuir para o avanço do conhecimento científico na área de educação. Agradecemos aos autores por compartilharem suas pesquisas e reflexões conosco e os parabenizamos pelo excelente trabalho. Agradecemos também aos avaliadores que se dedicam com rigor e excelência à avaliação dos artigos aprovados à revista.
Enfim, desejamos ao nosso público tenha uma ótima leitura e que este número sensibilize para os valores educativos, humanos e sociais. Que possamos seguir juntos, confiantes para o avanço do conhecimento científico na área de educação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
References
Editorial