O processo de inserção e orientação profissional de alunos egressos: Estudo de caso dos cursos técnicos do CEFET-Varginha/MG
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3932Keywords:
Egressos, Educação Profissional e Tecnológica, Inserção profissional, Gestão de carreira, CEFET-MGAbstract
Monitoring the graduates of technical professional education courses at secondary level is essential for the school institution to assume the commitment to improve the training of subjects who are in transition to the world of work. Furthermore, it reinforces the educational role for the formation of critical and professionally emancipated citizens. Based on these premises, this research aimed to analyze, through a semi-structured questionnaire, the relationships of graduates regarding their professional insertion process, satisfaction in the training area, working conditions and institutional evaluation. Then, the professional profile of the technicians in Buildings, Mechatronics and IT at CEFET-MG Varginha was drawn up. Students graduated between 2014 and 2019 were used as a study model - integrated and subsequent. Based on the answers to the questionnaires, an e-book on professional guidance and career management was developed for professionals and future professionals. The hypothesis raised in this study considered whether an educational material aimed at students and recent graduates would contribute to the process of professional insertion. The intention when preparing the educational resource was to collaborate to strengthen the relationship between the graduate and the educational institution, extending this relationship beyond graduation. In the end, the application of the e-book educational product presented, in a preliminary way, a positive result for its use in the transition process between school and the world of work.
References
ALMEIDA, Maria Sidalina. A Transição da escola para o mundo do trabalho constituída em objecto de estudo: Uma abordagem teórico- metodológica. Cadernos CEDES [online]. 2014, v. 34, n. 94. pp. 385-400. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000300007>. ISSN 1678-7110. Acesso em: 23 fev. 2021.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
__________ Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capi- tal. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, ago. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302004000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 jan. 2021.
BORGES, Regina Célia P.; CHALFIN COUTINHO, Maria. Trajetórias juvenis: Significando projetos de vida a partir do primeiro emprego. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 2010. Disponível em:<https://www.redalyc.org/pdf/2030/203016849004.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 fev. 2021.
__________ Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto- lei/del5452compilado.htm>. Acesso em: 13 jun. 2020.
__________Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 04 mar. 2020.
_________ Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.
_________ Presidência da República. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909: Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primario e gratuito. Rio de Janeiro: Casa Civil, 1909. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro- 1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 30 jan. 2021.
CAVALCANTI, I. de L.; DE SOUSA, G. M. C.; RAMOS, J. L. C.; BANDEIRA, I. P.; CAMPOS, Q. H. A. Uma revisão da literatura sobre a participação do egresso da educação profissional na avaliação institucional e de cursos. Revista Brasileira Multidisciplinar, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 158-169, 2020. DOI: 10.25061/2527- 2675/ReBraM/2020.v23i2.670. Disponível em: <https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/670>.
CEFET-MG. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI 2016-2020. Disponível em:
<https://www.cefetmg.br/galeria/indicadores/PDI-2016-2020>. Acesso em: 09 out. 2019
CEFET-MG. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2021. Resolução CD-018/21 de 19 de abril de 2021. Disponível em:
<https://www.dept.cefetmg.br/2021/05/14/politica-de-acompanhamento-de- egressos/>. Acesso em: 17 jun. 2021.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade, 2005. Disponível em:
<https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/download/6122/5087>. Acesso em: 11 abr. 2020
__________ Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>. Acesso em: 11 fev. 2021.
DRUCK, Graça. Trabalho, precarização e resistências: novos e velhos desafios?. Cad. CRH, Salvador, v. 24, n. spe1, p. 37-57, 2011 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 49792011000400004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 16 Jan. 2021.
DUTRA-THOME, Luciana; KOLLER, Silvia Helena. O significado do trabalho na visão de jovens brasileiros: uma análise de palavras análogas e opostas ao termo "trabalho". Rev. Psicol., Organ. Trab., Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 367-380, dez. 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984- 66572014000400004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 14 jan. 2021.
ENGELS, Friedrich, A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. trad. B. A. Schumann; sup., apres. e notas José Paulo Netto. - [Edição revista]. São Paulo: Boitempo, 2010.
FARE, Monica de la; NUNES, Mirelle Barcos. Trajetórias educacionais e profissionais de egressos de um curso técnico em guia de turismo em uma periferia de Porto Alegre (RS, Brasil). XXXI Congreso Alas. Uruguay, 2017. Disponível em: <https://repositorio.pucrs.br>. Acesso em: 14 jan. 2021.
FAVRETTO, Juliana; SCALABRIN, Ionara Soveral. Inserção profissional dos egressos do IFSUL Campus Passo Fundo. EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015. Disponível em:
<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22698_10777.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2021.
FERREIRA, Danilo José; RAITZ, Tania Regina; VANZUITA, Alexandre. As trajetórias dos egressos do ensino médio integrado em Agropecuária: rumo ao trabalho ou ensino superior? Boletim Técnico do Senac, v. 42, n. 3, p. 54-75, 29 nov. 2016. Disponível em: <https://www.bts.senac.br/bts/article/view/370>. Acesso em: 23 set. 2020.
GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 1. pp. 11-30, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 05 fev. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
., Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2019.
KAPLÚN, G. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, n. 27, p. 46-60, 30 ago. 2003. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491>. Acesso em: 14 nov. 2019
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARX, Karl. O Capital: O processo de trabalho e o processo de valorização. Livro 1, capítulo 5. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.
MONDINI, Vanessa Edy Dagnoni; FRONTELI, Marcio Henrique; MARTINEZ, Christina Hipólito. Avaliação dos egressos do curso técnico de administração do IFSC: formação profissional, empregabilidade e continuidade dos estudos. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 12, n. 25, p. 105-123, jan./abr. 2020. Disponível em:
<http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/642>. Acesso em: 15 fev. 2021.
OLIVEIRA, Silvia Andreia Zanelato De Pieri; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Educação para o mercado x educação para o mundo do trabalho: impasses e contradições. Revista Espaço Pedagógico, v. 16, n. 2, Passo Fundo, 2009.
Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2222>. Acesso em: 17 mai. 2019.
PATRÃO, Carla Nogueira; Feres, Marcelo Machado. Pesquisa Nacional de Egressos dos Cursos Técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (2003-2007). Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica. 2007. Disponível em: <https://www.mec.gov.br>. Acesso em: 17 mai. 2019.
REIZ, Pedro. Manual de técnicas de redação científica. 4 ed. São Paulo: Hyria, 2017.
RUIZ, Luciana, Luis Motta; BRUNO, Daniela; DEMONTE, Flavia; Tufró, Lucila. Producción de materiales de comunicación y educación popular. Buenos Aires: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires. 2014 Disponível em: <http://www.sociales.uba.ar/wp- content/blogs.dir/219/files/2015/07/2-Prod-Materiales-B.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2021.
SAMPAIO, Marcus V. D. Educação profissional: a expansão recente do IFRN e a absorção local dos egressos no mercado de trabalho. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Economia – PPECO. Natal: UFRN, 2013. Acesso em 01 jun. 2019.
SAMPAIO, Romilson Lopes. Ensino técnico e inserção profissional: a visão dos egressos do CEFET-BA e de seus empregadores. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
SANTOS, José Gonçalo dos; SOUZA, Rayane Stephanie de. Proposta de acompanhamento dos egressos do IFB com base em um estudo do acompanhamento dos egressos em nível nacional. Revista Eixo. Brasília, v. 4, n.1, 2015. Disponível em: <http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/230>. Acesso em: 16 jan. 2021.
SOARES, Dulce Helena Penna. O que é escolha profissional. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
SOBROSA, Gênesis Marimar Rodrigues; CAMERIN, Cassiano; SANTOS, Anelise Schaurich dos;
DIAS, Ana Cristina Garcia. Considerações acerca da inserção profissional de jovens do ensino médio. Mudanças - Psicologia da Saúde, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas- metodista/index.php/MUD/article/view/3299>. Acesso em 13 fev. 2021.
TAVARES, Ana Carina; GRABOWSKI, Gabriel. O jovem e o mundo do trabalho: um processo de inserção ou formação? Revista Prâksis, [S. l.], v. 2, p. 45–48, 2016. DOI: 10.25112/rp.v2i0.582. Disponível em: <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/582>. Acesso em: 26 jul. 2020.
XAVIER, Ricardo de Almeida Prado. Sua carreira: planejamento e gestão: como desenvolver melhor seus talentos e competências. São Paulo. Pretice Hall, 2006.