Ensinar pelas séries: Atipycal e a problemática do transtorno do espectro do autismo (tea)

Authors

  • Maria Solange Rocha da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Giuslane Francisca Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.9903

Keywords:

Seriado, TEA, Dimensão educativa

Abstract

Pensar como o seriado Atipycal pode ser utilizado como um recurso pedagógico, é o objetivo desse artigo. Para tanto, exploramos alguns aspectos das três temporadas de Atipycal, seriado produzido pela Netflix. Atipycal aborda de uma forma descontraída as dificuldades e desafios enfrentados por Sam, um adolescente dentro do espectro autista, em grau leve. Ao problematizar as relações familiares e as dificuldades encontradas pela família Gardner para lidar com Sam, a série também evidencia a importância do engajamento da família para o desenvolvimento de uma pessoa dentro do espectro. Dessa forma, o seriado é um importante mecanismo que possibilita ao público conhecer e refletir sobre as condições de vida e a inclusão escolar e social de uma pessoa autista. Assim, a série pode ser utilizada como um recurso pedagógico em sala de aula, pois, Atypical nos possibilita refletir sobre como a escola tem lidado com as diferenças.

 

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Published

2020-03-02

How to Cite

ROCHA DA SILVA, Maria Solange; FRANCISCA SILVA, Giuslane. Ensinar pelas séries: Atipycal e a problemática do transtorno do espectro do autismo (tea). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 95–110, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v1i3.9903. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2435. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO