A criança e o menor: a escolarização das crianças sob tutela do Estado, em Juiz de Fora/MG(1888-1916)

Authors

  • Paloma Rezende Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i1.9974

Keywords:

Escolarização, Infância, Órfãos, Tutela do Estado

Abstract

O presente estudo tem por objetivo analisar como se deu o processo de escolarização das crianças sob tutela do Estado, no contexto de Juiz de Fora/MG (1888 -1916). As relações estabelecidas entre os atores da época, bem como a materialização de suas ações, indicaram distintas concepções de infância e diferentes formas de escolarização naquele contexto. A partir da análise das fontes levantadas no Arquivo Municipal de Juiz de Fora, os casos de tutela e curatela do período de (1888-1896), foi possível constatar que havia ainda uma distinção em relação ao tipo de educação oferecida às crianças órfãs, conforme sua origem social. Buscou-se, então, mapear as práticas e os discursos presentes nos documentos para, a partir daí, estabelecer relações entre o contexto local e aspectos do contexto mais amplo, o qual tinha a civilização da sociedade e, em especial, das crianças, por meio da escolarização, como um projeto da modernidade (BOTO, 2003; GREIVE, 2019; FARIA FILHO, 2000). A análise dos discursos normativos e das práticas educacionais tomou como base os debates teóricos e metodológicos acerca da cultura e da forma escolar (FELGUEIRAS, 2010; VIDAL, 2010; VINCENT, 1994; JULIA, 2001 e CHARTIER, 2009), indicando modelos de educação distintos para as crianças órfãs, conforme sua classe social, bem como apontamentos sobre seu cotidiano.

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Published

2020-04-01

How to Cite

REZENDE OLIVEIRA, Paloma. A criança e o menor: a escolarização das crianças sob tutela do Estado, em Juiz de Fora/MG(1888-1916). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 26–43, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i1.9974. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2419. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO