A atuação do professor de Música diante da diversidade musical: reflexões e possibilidades

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i2.10662

Keywords:

Atuação docente, Habitus Conservatorial, Capital Cultural, Diversidade musical, Gosto Musical

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender as possibilidades teóricas e práticas para o trabalho com a diversidade musical em sala de aula em diversos contextos formativos. Diante desses fatos, surgiram diversos questionamentos acerca da prática docente no campo da Educação Musical acerca da diversidade musical e as dificuldades para o trabalho pedagógico nesse âmbito. Assim, as perguntas norteadoras do estudo são: como lidar com a diversidade musical a que se depara o professor de música em sala de aula? Que teorias podem ser utilizadas para embasar essas práticas? Quais atividades podem ser utilizadas em sala de aula? Nesse sentido, faz-se necessário entender o processo formativo do professor de música no Brasil (FUCCI AMATO, 2006) e como acontece a formação do gosto musical das pessoas (BOURDIEU, 2007; 2009). Ressalta-se que esse trabalho se faz relevante por propor reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem do campo musical, além de propostas teóricas e práticas que dialogam com a diversidade tão presente nos diversos contextos com ensino de música. A partir das leituras e reflexões apresentadas no texto, percebemos a dificuldade na formação do professor de música tendo em vista o tradicionalismo e reprodução de métodos e técnicas desse campo, as possibilidades do trabalho com música pensando o repertório dos estudantes e a diversidade na sala de aula, o fazer musical contextualizado e indo além da técnica instrumental e também a importância de uma formação musical crítica e que seja, a cada dia, mais democrática.

References

ABREU, Yure Pereira de. Habitus e formação musical de adolescentes: um estudo com estudantes da escola pública. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/35877/3/2018_dis_ypabreu.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.

BUENO, Paula Alexandra Reis; COSTA, Rosa Maria Cardoso Dalla; BUENO, Roberto Eduardo. A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 39, n. 2, p. 493-507, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000200014. Acesso em: 30 abr. 2020.

BUENO, Paula Alexandra Reis; BUENO, Roberto Eduardo. Uma proposta metodológica para se ensinar música musicalmente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009, Paraná. Anais [...]. Paraná, 2009. p. 8430-8440. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3568_2012.pdf. Acesso em: 01 abr. 2020.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos sobre educação. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. Cap. 4.

CAMPOS, V. N. S.; CREPALDE, N. J. B. F. A Musicalização como Forma de Ampliar o Capital Cultural: propostas para uma vivência sem fronteiras: propostas para Uma Vivência Sem Fronteiras. Formação@docente, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 20-34, dez. 2016.

DÖRING, Katharina. Ouvindo a diversidade musical do mundo - para uma Educação Musical cognitiva “além das fronteiras”. Revista FAEEBA - Ed. e Contemp., Salvador, v.26, n. 48, p. 27- 46, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323926617_Ouvindo_a_diversidade_musical_do_mundo-para_uma_educacao_musical_cognitiva_alem_das_fronteiras. Acesso em: 30 abr. 2020.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Raymond Murray Schafer: o Educador Musical em um mundo em mudança. In: MATEIRO, Teresa; ILARI Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012.

FRANÇA, Gustavo Rapozeiro. A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical e a Epistemologia Genética: relações e dissociações entre os pensamentos de keith swanwick e jean piaget. : relações e dissociações entre os pensamentos de Keith Swanwick e Jean Piaget. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 5., 2018, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/7715. Acesso em: 02 mar. 2020.

FUCCI AMATO, Rita de Cássia. Breve Retrospectiva Histórica e Desafios do Ensino de Música na Educação Básica Brasileira. Revista Opus, v. 12, p. 144 – 166, 2006. Disponível em: http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/319/298. Acesso em: 21 abr. 2020.

LAZZARIN, Luís Fernando. Multiculturalismo e multiculturalidade: recorrências discursivas na educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, n. 19, p. 121-128, mar. 2008. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/266/197. Acesso em: 11 abr. 2020.

MAGLIONI, Teisa Bustamante et al. A influência do capital cultural no gosto e no consumo de música, televisão e cinema. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [s.l.], Londrina, v. 36, n. 2, p.53-63, 2015. Disponível em: http://www.uel.br/seer/index.php/seminasoc/article/view/24362/18878. Acesso em: 30 abr. 2020.

MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze. A música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga.. Cinema como lugar de memória da formação musical e prática docente. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 40, p. 1-12, 2018.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Propostas pedagógicas de Oscar Lorenzo Fernandez para o ensino da música nas escolas públicas brasileiras (1930-1931). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 227-238, 2016.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Canto Orfeônico: Villa-Lobos e as Representações Sociais do Trabalho na Era Vargas. Teias (Rio de Janeiro), v. 9, p. 78-90, 2008.

PENNA, Maura. A dupla dimensão da política educacional na escola: I – analisando a legislação e termos normativos. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, p. 19-28, mar. 2004.

PEREIRA, Marcus Vinicius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 90-103, 2014. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/464/388. Acesso em: 12 abr. 2020.

SOUSA, Renan Santiago ; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga . Qual o perfil de quem pode entrar? Uma análise dos testes de habilidades específicas de cursos de licenciatura em música de universidades federais. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO, v. 14, p. 194-220, 2018.

RIBEIRO, Robson. Percurso formativo e habitus conservatorial: reflexões a partir da experiência de um professor de música do ensino médio integrado. Anais do SIMPOM, Rio de Janeiro, n. 5, p. 285-295, 2018. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwi-mrTy-pXpAhVxGbkGHYsvDJkQFjAAegQIARAB&url=http%3A%2F%2Fwww.seer.unirio.br%2Findex.php%2Fsimpom%2Farticle%2Fdownload%2F7729%2F6679&usg=AOvVaw0a_MFdEQIwqJXX2EI29pSV. Acesso em: 10 abr. 2020.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

SIMÃO, João Paulo. Música corporal e o corpo do som: um estudo dos processos de ensino da percussão corporal do barbatuques. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2013. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/250849/1/Simao_JoaoPaulo_M.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

SOUSA, Renan Santiago de; IVENICKI, Ana. Sentidos de multiculturalismo: uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação musical. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 36, p. 55-70, 2016. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/599/464. Acesso em: 09 abr. 2020.

SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979.

SWANWICK, Keith. Music, Mind and Education. London: Routledge, 1988.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo. Moderna, 2003.

Published

2020-08-08

How to Cite

SILVA VELOSO, Alécio da; VIEIRA DA SILVA, Gabriel Sávio; RAPOSO FREITAS, Danilo; LOPES FERREIRA, Gabriel Nunes. A atuação do professor de Música diante da diversidade musical: reflexões e possibilidades. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 124–139, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i2.10662. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2414. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS