O repertório pianístico dos programas de recitais de alunos da EMEM (2001 -2010)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12434Keywords:
Repertório, Recital de piano, EMEMAbstract
O ensino e estudo do piano continuam despertando interesse nas pessoas de várias faixas etárias ao longo do território brasileiro e na capital maranhense não é diferente. Desde o século XIX já havia professores de piano em São Luís e essa tendência continua ao longo do século XX, com a institucionalização de uma escola técnica de música pelo governo do Estado do Maranhão, na qual há o curso de piano funcionando com regularidade até hoje. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar o repertório executado nos recitais pelos alunos do referido Curso entre 2001 e 2010, a partir dos programas, com vistas a mapear quais compositores são mais executados e se há mudanças entre o repertório utilizado no século XIX para o do XXI.
References
HOLLERBACH, I. Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano. 2003. 147f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
KIEFER, B. História da música brasileira: dos primórdios ao início do século XX. 4. ed. Porto Alegre: Movimento, 1997. (Coleção Luis Cosme; v. 9).
________. O romantismo na música. In: GUINSBURG, J. (Org.). O romantismo. 3ª reimpressão da 4ª ed. 2002. São Paulo: Perspectiva, 2013.
MACHADO, C. O enigma do homem célebre: ambição e vocação em Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.
MEDAGLIA, J. Música, maestro: do canto gregoriano ao sintetizador. 1. ed. São Paulo: Globo, 2008.
RODRIGUES, A. L. S. F. Reflexões sobre habilidades Criativas no Curso Fundamental Infantil de Piano da EMEM: um estudo de caso. 2020. 180f. Dissertação (Mestrado) – Programa de PósGraduação em Rede – Prof-Artes em Rede Nacional/CCH, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
SEMANA DE PIANO, 3., 2009, São Luís. Folder... São Luís: EMEM, 23 nov. 2009.
SILVA, P. F. Uma história do piano em São Luís do Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2015.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
VOLPE, M. A. Algumas considerações sobre o conceito de Romantismo musical no Brasil. Brasiliana, n.8, maio 2000.
ZORZETTI, D. Música brasileira para o ensino do piano no nível elementar. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. XV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO: Pesquisa em música: novas conquistas e novos rumos. 1., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UNIRIO, 08 a 10 nov. 2010. p. 728-737.