Experiencias del PIBID en el proceso de formación docente: el caso del sertón alagoano
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6754Palabras clave:
PIBID, educação contextualizada, sertãoResumen
O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), idealizado pela capes, visa fomentar a iniciação à docência e aprimorar futuros professores. Este trabalho, fruto das vivencias no PIBID, foca na prática docente e na formação dos estudantes, promovendo melhorias na graduação em geografia, especialmente no sertão alagoano. O objetivo é apresentar experiências e recursos didáticos para o ensino contextualizado da geografia física, baseados nas vivências do PIBID. A região do alto sertão de alagoas, possui características geográficas específicas, tal qual se apresenta como uma base para contextualizar o ensino de geografia física. As atividades realizadas incluem a construção de maquetes de relevo, perfis de solo e orientação com bússola, demonstrando a importância de uma educação contextualizada. Essas experiências no Pibid amadurecem os estudantes e desenvolvem competências essenciais para a docência, contribuindo para uma melhor qualidade na educação.
Descargas
Citas
AMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2007.
ALMEIDA, J. P., Brandão SOUZA, K., Martins ARAÚJO, A., Lima NASCIMENTO, S., Izabel Correia Silva de MESSIAS, M., & Maria dos Santos SILVA, N. (2022). O PIBID Geografia e a formação do professor pesquisador. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2190
ALVES, F. C.; GONÇALVES, A. de S..; SOUZA, E. P. de. A formação inicial de professores de matemática: contribuições do PIBID. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01-27, 2023. DOI: 10.26694/caedu. v5i2.4485. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4485.
BRASIL. Câmara Legislativa. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de jun. 2010.
COSTA, S. L., Farias, I. M. S. de, & Menezes, E. A. de O. (2021). A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(2), 92–117. https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.265
FONSECA, E. M., & BIERHALZ, C. D. K. (2021). Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 91-105. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458
JATOBÁ, Lucivânio; LINS, Rachel Caldas. Introdução a geomorfologia. 5 ed. Recife: Bagaço, 2005.
JOHANN, Cristiane Antonia Hauschild; LIMA, Jaqueline Rabelo de. Pibid e Residência Pedagógica e seus impactos na formação docente: percepção de coordenadores institucionais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 12–31, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24425. Acesso em: 15 maio. 2024.
LEMES, D. P. (2012). Estudo Geomorfológico: A Importância Na Compreensão Da Geografia Física Local. Revista Geográfica De América Central, 2(47E).
RAMOS et al. As contribuições do PIBID na formação do professor: Relato de experiência nas aulas remotas frente a pandemia da COVID-19 em uma escola municipal de Boa Vista/RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 29–34, 2023. DOI: 10.24979/ambiente.v16i1.1012. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1012. Acesso em: 17 Março. 2025.
SANTOS, J. M. N. dos; ALVES, G. B. Pibid: novo formato, velhas ideias. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12272, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu. v19i50.12272.
SIMAS, Debora Cristina Vieira de. A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP. 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
ALAGOAS. Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico. Modelo de Regionalização para o Planejamento Estadual de Alagoas. Maceió: Seplande, 2014.66 p
IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. Cidades, 2022. Disponível em. https://cidades.ibge.gov.br/ acesso 2025
CORRÊA et. al. Megageomorfologia e morfoestrutura do Planalto da Borborema. Revista do Instituto Geológico, São Paulo, 31 (1/2), p. 35-52, 2010. https://revistaig.emnuvens.com.br/rig/article/view/405
KOSIN, M. et al. (eds.). Carta Geológica do Brasil ao Milionésimo, Sistema de Informações Geográficas Programa Geologia do Brasil, CPRM, Brasília.
SANTOS, W. V. Caracterização dos estilos fluviais da bacia hidrográfica Riacho Talhada-semiárido alagoano: contribuições à gestão hidrogeomorfológica. 2021. Dissertação
PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
SILVA, R. F.; ALVES, A. O. Maquete geográfica como proposta didática para abordagem do componente físico natural- relevo no ensino de geografia: Geographical model as a teaching proposal for approaching the physical natural component relief in geography teaching. (2022). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 11(02), e112228. https://doi.org/10.31668/elisee.v11i02.12809
Campos, J. O., Marinho, J. de O., & Reinaldo, L. R. L. R. (2019). EXPERIMENTOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Ensino De Geografia (Recife) 2019, 2(1), 167–186. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240694
LOUREIRO,H.A.S;FERREIRA,A.M. O Papel das Geotecnologias no Estudo de Feições Erosivas e de Movimentos de Massa no Brasil, In. GUERRA,A. J. T; JORGE, M.C.O. Processos Erosivos e Recuperação de Áreas Degradadas. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. P.192.
SOUZA et al. A utilização da Geotecnologia enquanto ferramenta de análise da suscetibilidade à erosão do solo no semi-árido baiano. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.4303- 4310.
















