EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6448

Palavras-chave:

Educação Especial, Subjetividade, Inclusão Escolar, Perspectiva Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a subjetividade na educação especial através de uma revisão sistemática da literatura, focando na perspectiva histórico-cultural entre 2019 e 2024. A análise inclui o resumo, palavras-chave, ano de publicação, foco do estudo, conceito de subjetividade, aspectos metodológicos e principais resultados. Foram selecionados artigos das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da Capes. Esses artigos, de diferentes autores brasileiros, exploram enfoques e conceitos variados sobre a subjetividade.Metodologicamente, a abordagem quantitativa prevalece, com os autores atuando como os principais participantes das pesquisas. Diversos instrumentos de coleta de dados foram utilizados, permitindo a triangulação de informações. As técnicas de análise aplicadas são dedutivas, partindo de conceitos gerais para específicos, e orientadas pelos resultados obtidos. De modo geral, esta revisão da literatura oferece uma visão abrangente de como a subjetividade na Educação Especial tem sido abordada e compreendida em pesquisas recentes, sob uma perspectiva histórico-cultural, constituindo uma valiosa referência para profissionais da área de educação especial e inclusão.

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Biografia do Autor

Vanessa Santos Almeida, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2012), Especialista em Gestão da Educação: Habilitação em administração, supervisão , inspeção escolar, coordenação escolar e orientação educacional pela FAEPI (2023), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNINOVAFAPI (2016) e Especialista em Educação Especial com Ênfase Inclusiva e Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú ( CE/ 2018), , especialista em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade Metropolitana (2021) . Possui cargo efetivo de 20hs no magistério na cidade de UNIÃO/PI, onde no período de 2014 á 2019 Exerceu o cargo de professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) , e no período de 2020 á 2021 foi para a sala regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2022 á 2023 voltou para a sala de AEE(Atendimento Educacional Especializado). Atualmente está lotada no SSPU ( Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União/PI) no cargo de pedagoga e cursa mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) em parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida Aguiar (CESAA) em Campina Grande- PB. 

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos-FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas-CND (1997-1999) para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação-PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação-FAED-UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE-UP, Processo 97-2012-CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica-GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

Referências

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

ALMEIDA, Vanessa Santos; MARTINS, Ida Carneiro. EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–13, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6448. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6448. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS