A SUBJETIVIDADE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.6092

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, diversidade , Prática docente

Resumo

O movimento pela inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais é marcado por uma história complexa de desafios e avanços. Apesar da legislação moderna e abrangente, a inclusão plena ainda não foi alcançada, exigindo uma transformação social que valorize a diversidade. A subjetividade, entendida como um fenômeno que integra aspectos emocionais, simbólicos e sociais, é fundamental nesse processo. No ambiente educacional, a inclusão enfrenta desafios como a falta de recursos, formação inadequada dos professores e preconceitos. A colaboração entre educadores e especialistas e uma formação contínua são essenciais para uma educação inclusiva. As teorias de Vygotsky e González Rey oferecem uma base para entender a subjetividade e sua importância na educação especial. Vygotsky enfatiza a interação social e a mediação cultural, enquanto González Rey foca na singularidade e complexidade dos processos subjetivos. Implementar essas teorias exige práticas pedagógicas que reconheçam a individualidade de cada aluno e promovam ambientes inclusivos. É necessário superar abordagens reducionistas e valorizar a cooperação e aceitação da diversidade. Os desafios são significativos, mas com formação adequada dos profissionais e a sensibilização da sociedade, é possível construir uma educação especial inclusiva, onde cada estudante possa desenvolver plenamente seu potencial.

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Biografia do Autor

Vanessa Santos Almeida, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2012), Especialista em Gestão da Educação: Habilitação em administração, supervisão , inspeção escolar, coordenação escolar e orientação educacional pela FAEPI (2023), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNINOVAFAPI (2016) e Especialista em Educação Especial com Ênfase Inclusiva e Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú ( CE/ 2018), , especialista em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade Metropolitana (2021) . Possuo cargo efetivo de 20hs no magistério na cidade de UNIÃO/PI, onde no período de 2014 á 2019 Exerci o cargo de professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) , e no período de 2020 á 2021 fui para a sala regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2022 á 2023 voltei para a sala de AEE(Atendimento Educacional Especializado). Atualmente estou lotada no SSPU ( Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União/PI) no cargo de pedagoga e curso mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) em parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida Aguiar (CESAA) em Campina Grande- PB.

Ida Carneiro Martins , Universidade da Cidade de São Paulo - UNICID

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos-FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas-CND (1997-1999) para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação-PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação-FAED-UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE-UP, Processo 97-2012-CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica-GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

ALMEIDA, Vanessa Santos; MARTINS , Ida Carneiro. A SUBJETIVIDADE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–16, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.6092. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6092. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS