ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO: MAPEAMENTO DE ATUAÇÃO NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA – PALOP

(Portugal)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5886

Palavras-chave:

África, Educação, Organização não Governamental, ONG na educação, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que buscou  mapear as organizações não governamentais que atuam no campo educacional dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo empregou métodos de revisão bibliográfica, análise documental e o software Gephi. Considerando que as ONGs estão em franco crescimento nas suas relações com os governos e os atores privados desde o início do presente século, esta pesquisa identificou 111 ONGs atuantes no campo educacional dos PALOP, classificando-as em sete categorias distintas, destacando-se a interconexão de algumas organizações que operam em múltiplos países do grupo. Sublinha-se a Cooperação para o Desenvolvimento como incentivadoras da atuação das ONGs.

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Biografia do Autor

Felipe de Souza Araujo, Universidade Estadual de Capinas

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE) e da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (RELAAPPE). Colaborador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP).

Rui da Silva, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMinho). Pesquisador integrado ao Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), Porto, Portugal e a Rede Latino-Americana Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (RELAAPPE), Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

ARAUJO, Felipe de Souza; SILVA, Rui da. ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO: MAPEAMENTO DE ATUAÇÃO NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA – PALOP: (Portugal). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–19, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.5886. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5886. Acesso em: 21 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS