ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO: MAPEAMENTO DE ATUAÇÃO NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA – PALOP
(Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5886Palavras-chave:
África, Educação, Organização não Governamental, ONG na educação, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOPResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que buscou mapear as organizações não governamentais que atuam no campo educacional dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo empregou métodos de revisão bibliográfica, análise documental e o software Gephi. Considerando que as ONGs estão em franco crescimento nas suas relações com os governos e os atores privados desde o início do presente século, esta pesquisa identificou 111 ONGs atuantes no campo educacional dos PALOP, classificando-as em sete categorias distintas, destacando-se a interconexão de algumas organizações que operam em múltiplos países do grupo. Sublinha-se a Cooperação para o Desenvolvimento como incentivadoras da atuação das ONGs.
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