ORGANIZAÇÃO DOS SONS NO AMBIENTE ESCOLAR: ENTRE PAISAGENS, PASSEIOS E MAPAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5826Palavras-chave:
Ambiente Sonoro, Grupo de adolescentes., Mapa Sonoro, Organização SonoraResumo
O presente artigo discute o processo de percepção da paisagem sonora, catalogação dos sons percebidos e criação de mapas sonoros por um grupo de adolescentes no contexto de uma escola particular da cidade de XXXXXX, Colégio XXXX no ano de 2021. O grupo de sujeitos compreendeu 20 adolescentes na faixa etária de 13 anos. Propôs-se a partir dos conceitos e termos dos pesquisadores que se dedicam a paisagem sonora e sua organização (SCHAFER, 2001, 2011 e 2019; VERTAMATTI, 2008; RODRIGUES, 2016), verificar a percepção do grupo de alunos no que diz respeito aos sons no ambiente escolar; compreender a organização dos eventos sonoros escolares pelos adolescentes estudados. A análise dos dados coletados indicou que ao catalogar os sons, organizá-los e construir o mapa sonoro o grupo de adolescentes se expressou de modo a externalizar seus sentimentos e opiniões
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