ORGANIZAÇÃO DOS SONS NO AMBIENTE ESCOLAR: ENTRE PAISAGENS, PASSEIOS E MAPAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5826Palavras-chave:
Ambiente Sonoro, Grupo de adolescentes., Mapa Sonoro, Organização SonoraResumo
O presente artigo discute o processo de percepção da paisagem sonora, catalogação dos sons percebidos e criação de mapas sonoros por um grupo de adolescentes no contexto de uma escola particular da cidade de XXXXXX, Colégio XXXX no ano de 2021. O grupo de sujeitos compreendeu 20 adolescentes na faixa etária de 13 anos. Propôs-se a partir dos conceitos e termos dos pesquisadores que se dedicam a paisagem sonora e sua organização (SCHAFER, 2001, 2011 e 2019; VERTAMATTI, 2008; RODRIGUES, 2016), verificar a percepção do grupo de alunos no que diz respeito aos sons no ambiente escolar; compreender a organização dos eventos sonoros escolares pelos adolescentes estudados. A análise dos dados coletados indicou que ao catalogar os sons, organizá-los e construir o mapa sonoro o grupo de adolescentes se expressou de modo a externalizar seus sentimentos e opiniões
Downloads
Referências
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2006.
DEMO, P. Pesquisa Participante: mito e realidade. Editora Senac. Rio de Janeiro, 1984.
FONTERRADA, M. T. de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação, v. 2. São Paulo Editora UNESP, Rio de Janeiro, 2008.
RODRIGUES, P. S. A paisagem sonora da sala de aula: escuta e criação, desenvolvimento da compreensão musical e da consciência sobre ecologia acústica. 2016.Dissertação (Mestrado Profissional Prof-Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes.
SCHAFER, R. M. A Afinação do mundo (Marisa Trench Fonterrada, Trans.). Editora UNESP. São Paulo, 2001.
______. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal; revisão técnica de Aguinaldo José Gonçalves. 2.ed. Editora Unesp. São Paulo, 2011.
______. Vozes da tirania: Templos do silêncio. Editora UNESP. São Paulo, 2019.
SILVA, D. M. C. W. Conexões entre o comportamento dos adultos presentes nas aulas de música e o desenvolvimento musical dos bebês nos dois primeiros anos de vida. 2018. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós Graduação em Música) Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 10 ed. Revista: Cortez. São Paulo, 2000
VERTAMATTI, L. R. G. Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil: um estudo de repertório inserido em uma nova estética. Editora UNESP, 2008.
ZANFORLIN, Sofia Cavalcanti. Da diáspora às etnopaisagens: diversidade e pertencimento nas migrações transnacionais. MATRIZes, v. 10, n. 3, p. 189-202. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1430/143049794013.pdf. Acesso em 01 jun. de 2022.