ORGANIZAÇÃO DOS SONS NO AMBIENTE ESCOLAR: ENTRE PAISAGENS, PASSEIOS E MAPAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5826

Palavras-chave:

Ambiente Sonoro, Grupo de adolescentes., Mapa Sonoro, Organização Sonora

Resumo

O presente artigo discute o processo de percepção da paisagem sonora, catalogação dos sons percebidos e criação de mapas sonoros por um grupo de adolescentes no contexto de uma escola particular da cidade de XXXXXX, Colégio XXXX no ano de 2021. O grupo de sujeitos compreendeu 20 adolescentes na faixa etária de 13 anos. Propôs-se a partir dos conceitos e termos dos pesquisadores que se dedicam a paisagem sonora e sua organização (SCHAFER, 2001, 2011 e 2019; VERTAMATTI, 2008; RODRIGUES, 2016), verificar a percepção do grupo de alunos no que diz respeito aos sons no ambiente escolar; compreender a organização dos eventos sonoros escolares pelos adolescentes estudados. A análise dos dados coletados indicou que ao catalogar os sons, organizá-los e construir o mapa sonoro o grupo de adolescentes se expressou de modo a externalizar seus sentimentos e opiniões

Biografia do Autor

Luiz Francisco de Paula Ipolito, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/UFMT

Graduado em licenciatura em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. Participou do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Participou como monitor voluntário do Projeto de extensão Iniciação musical voltada para a área de Sopros. Atuou como monitor na disciplina de Coletivo de Sopros. Atuou como tutor voluntário do curso preparatório para o vestibular de Licenciatura em Música à Distância da UFSCar. Experiência na área da educação como professor na rede básico de ensino, como músico participante em festivais de música em Ourinhos, Poços de Caldas e no Festival internacional de Jaraguá do Sul/SC. Membro do grupo de Grupo de Estudo e Pesquisa GP - Bandas - Grupo de Pesquisa Sobre Bandas de Música, sob coordenação de Fernando Vieira da Cruz a Linha de Pesquisa Linguística, Literatura, Artes e Cultura Latino-Americana do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, como também do Grupo de Pesquisa Musica e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Experiência na área Social, experiência como coordenador de polo sob ótica social e administrativa, de modo a realizar a articulação do atendimento ás crianças adolescentes e jovens alunos do Projeto Guri (Associação Amigos do Projeto Guri - AAPG). Foi presidente da Instituição Social Banda Sinfônica "União dos Artista Ferroviários" de Rio Claro/SP e Coordenador do Polo do Projeto Guri de Santa Maria da Serra, experiência como Professor de Arte Ensino Infantil, Fundamental e Médio, atuando como professor no Instituto Federal Campus Primavera do Leste com Oficinas de Música e coordenador do projeto Orquestra Primavera do Leste / MT e Professor de Arte junto a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - SEDUC. Foi Assistente de Serviços Culturais pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e responsável pela Associação Cultural Artística Primaverense e Regente da Cerrado Big Band. Atualmente é Professor no Departamento de Artes na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Regente no Instituto Ciranda - Música e Cidadania - Cuiabá/MT. Na área da pesquisa é membro dos grupos de pesquisa: Música e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e do GP bandas do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC.

Taís Helena Palhares , Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás (2002) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no curso de Música - licenciatura e no Mestrado e Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. È educadora musical, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e cultura, vocalizações de bebês, educação musical infantil, psicologia da música. 

Referências

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2006.

DEMO, P. Pesquisa Participante: mito e realidade. Editora Senac. Rio de Janeiro, 1984.

FONTERRADA, M. T. de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação, v. 2. São Paulo Editora UNESP, Rio de Janeiro, 2008.

RODRIGUES, P. S. A paisagem sonora da sala de aula: escuta e criação, desenvolvimento da compreensão musical e da consciência sobre ecologia acústica. 2016.Dissertação (Mestrado Profissional Prof-Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes.

SCHAFER, R. M. A Afinação do mundo (Marisa Trench Fonterrada, Trans.). Editora UNESP. São Paulo, 2001.

______. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal; revisão técnica de Aguinaldo José Gonçalves. 2.ed. Editora Unesp. São Paulo, 2011.

______. Vozes da tirania: Templos do silêncio. Editora UNESP. São Paulo, 2019.

SILVA, D. M. C. W. Conexões entre o comportamento dos adultos presentes nas aulas de música e o desenvolvimento musical dos bebês nos dois primeiros anos de vida. 2018. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós Graduação em Música) Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 10 ed. Revista: Cortez. São Paulo, 2000

VERTAMATTI, L. R. G. Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil: um estudo de repertório inserido em uma nova estética. Editora UNESP, 2008.

ZANFORLIN, Sofia Cavalcanti. Da diáspora às etnopaisagens: diversidade e pertencimento nas migrações transnacionais. MATRIZes, v. 10, n. 3, p. 189-202. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1430/143049794013.pdf. Acesso em 01 jun. de 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

IPOLITO, Luiz Francisco de Paula; PALHARES , Taís Helena. ORGANIZAÇÃO DOS SONS NO AMBIENTE ESCOLAR: ENTRE PAISAGENS, PASSEIOS E MAPAS. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–21, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5826. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5826. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO