A BANDA DE MÚSICA: PRATICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5295Palavras-chave:
Banda de Música , Pedagogia , Prática Musical , Ensino de MúsicaResumo
O presente texto apresenta algumas questões envoltas no ensino e avaliação no âmbito das bandas de musica, A historia e influencia desses grupos são trazidas pelo menos desde que a corte real portuguesa desembarcou no Brasil. O pensamento tradicional metodológico ainda vigora em boa parte do pais, porem vem ganhando bastante espaço processos e praticas de ensino coletiva e que tenha um olhar mais humano e social, no entanto suas formas de avaliar o desenvolvimento dos alunos ainda são tradicionais e conservatorial. Deste modo ainda há um caminho longo a percorrer, porém o movimento educacional dentro das bandas de música está proporcionando uma mudança na visão das praticas pedagógicas
Referências
ARDIM, V. L. G. Da arte à educação: A música nas escolas públicas 1838 – 1971. 2008. 322f. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, 2014.
BINDER, Fernando Pereira. Bandas militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2006.
CISLAGHI, Mauro César. A educação musical no Projeto de Bandas e Fanfarras de são José (SC): três estudos de caso. Revista da ABEM, v. 19, n. 25, 2011.
COSTA, Manuela Areias. Música e História: as Interfaces das Práticas de Bandas de Música. Caminhos da História, Vassouras, v. 6, n. 2, p. 109-120, 2010.
COSTA, Manuela Areias. Música e história: um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Tempos Históricos, v. 15, n. 1, p. 240-260, 2011.
DA CRUZ, Fernando Vieira; CARDOSO, Rafael. Banda de música e repertório: potencializando o ensino musical.
DA SILVA, Lélio Eduardo Alves. As bandas de música e seus “mestres”. Cadernos do Colóquio, v. 10, n. 1, 2009.
DOS SANTOS, Irene da Silva Fonseca; PRESTES, Reulcinéia Isabel; DO VALE, Antônio Marques. BRASIL, 1930-1961: ESCOLA NOVA, LDB E DISPUTA ENTRE ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA PRIVADA. Revista HISTEDBR On-line, n.22, p.131 –149. 2006.
FAUTLEY, Martin. Assessment in music education. Oxford University Press, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido . Editora Paz e Terra, 2014.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, 2004.
NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. O ensino coletivo de instrumentos musicais na banda de música. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 16, 2006.
PEREIRA, José Antônio. A banda de música: retratos sonoros brasileiros. São Paulo: UNESP, 1999.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, 2014.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo social, v. 1, p. 29-46, 1989.
SALLES, Vicente. Sociedade de Euterpe: as bandas de música no Grão-Pará. Brasília: Edição do Autor, 1985.
SEERIG, Lenise Menezes et al. Ações extensionistas na pandemia: experiência remota e retorno às atividades presenciais. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 150-155, 2021.
TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, v. 16, 2007.