DOCENTES, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5731

Palavras-chave:

Currículo, Docentes, Educação Musical

Resumo

O objetivo deste texto, parte de uma dissertação de mestrado, é discutir relação entre docentes e as condições que enquadram a Educação Musical em currículos escolares. A pesquisa esteve apoiada em estudos sobre currículo e, por este caminho, compreendeu currículo em dois sentidos: um, mais amplo, como tudo aquilo que acontece nas escolas; outro, para além disso, como uma tecnologia de poder e subjetivação que tem efeitos nas docências. O currículo, nesta perspectiva, é muito mais do que organização da escola e do conhecimento; é, antes de tudo, um instrumento de poder, que institui significados e representações para as condutas. As/os docentes caracterizaram a EM como um componente desvalorizado, precarizado e, nesta condição, os relatos foram de angústia, confusão, indignação e, também, desesperança de que mudanças sejam possíveis para a EM. Defende-se que os depoimentos docentes não deveriam ser a fonte exclusiva das preocupações. O que foi colocado e descrito são, antes de tudo, efeitos das diferentes relações de poder que disputam a educação e implicam currículos e docências buscando delimitar o que importa como conhecimento escolar e conduta de docente.

 

Biografia do Autor

Leidiane Borba de Souza Feijó, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Licenciada em música. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora de músicia na Rede Municipal de Pelotas

Componente do Grupo de Estudo sobre Docência e Educação Básica: currículo, políticas e profissionalização docente (GEDEB)

http://lattes.cnpq.br/7433022739551991

Mara Rejane Vieira Osório, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Titulação: Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)  da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Titulação obtida em 2010. 

Função: Docente da graduação/licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Cel. Alberto Rosa, 154, Centro, Pelotas, RS. CEP: 96010-770.

Líder do Grupo de Estudo sobre Docência e Educação Básica: currículo, políticas e profissionalização docente (GEDEB) . 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

FEIJÓ, Leidiane Borba de Souza; OSÓRIO, Mara Rejane Vieira. DOCENTES, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MUSICAL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–19, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5731. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5731. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO