ASPECTOS CENTRAIS EM PESQUISAS SOBRE O USO DO MICROLEARNING NAS REDES SOCIAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PARA FINS ACADÊMICOS: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5387

Palavras-chave:

Microlearning, Engajamento do Aluno, Ensino Superior

Resumo

Este estudo é uma revisão de escopo que tem como objetivo mapear o panorama, a partir do ano de 2020, das pesquisas a respeito do uso do microlearning através das redes sociais para fins acadêmicos por estudantes universitários no cenário mundial. A pesquisa foi realizada na base de dados Dimensions. Foram obtidos 258 documentos, que, após a etapa de triagem, resultaram em uma amostra de 22 estudos selecionados. Os autores dos estudos encontrados concordam que o microlearning é uma estratégia educacional focada em entregar o conteúdo em pequenas quantidades de informação e que conversa o modelo ideal para as redes sociais, facilitando a compreensão e acesso ao conhecimento sob demanda,  além de ser uma forma de suplementação através de uma experiência informal à aula tradicional e proporcionar um diálogo ativo entre professores, alunos e especialistas. Alguns desafios são expostos como a exclusão digital e o desconforto de professores que utilizam metodologias tradicionais.

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Biografia do Autor

Beatriz Hobus Campestrini, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Ensino na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Possui pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Docente nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP). Exerce o cargo de Publicitária na Prefeitura Municipal de Bagé aprovada em 1º lugar no respectivo concurso.

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Letras (Português/Espanhol e respectivas literaturas), pela URCAMP. Especialista em Língua Espanhola, tem mestrado e doutorado em Letras, com área de concentração em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Fez pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (UDELAR), em Montevidéu. É Professora Associada 4 na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) e coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino. 

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

CAMPESTRINI, Beatriz Hobus; IRALA, Valesca Brasil. ASPECTOS CENTRAIS EM PESQUISAS SOBRE O USO DO MICROLEARNING NAS REDES SOCIAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PARA FINS ACADÊMICOS: UMA REVISÃO DE ESCOPO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–18, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.5387. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5387. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS