MULHERES REGENTES EM BANDAS DE MÚSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5043

Palavras-chave:

Mulheres, Banda de Música, Regentes, Gênero

Resumo

O texto se propõe a discutir os desafios e possibilidades de atuação de cinco mulheres regentes que atuam em bandas de música no contexto de Santa Catarina. A pesquisa seguiu os princípios da abordagem qualitativa, com recolha de dados mediante a utilização de questionário de sondagem inicial e entrevista semiestruturada. Foram selecionadas quatro regentes que atuam em bandas de música vinculadas ao Programa de Bandas e Fanfarras e uma regente de banda de música que atua em contexto não educacional. Foi possível observar que ainda existe no estado de Santa Catarina uma baixa representação de mulheres atuando como regentes em bandas de música. As participantes da pesquisa reconhecem que a presença de mulheres como instrumentistas nesses agrupamentos pode contribuir para ampliar o número de mulheres regendo nesse contexto. Para tanto, mencionam a importância da formação de uma rede de apoio entre mulheres, o apoio familiar, a necessidade de cursos de formação continuada e, principalmente, a necessidade de fóruns e debates sobre regência em bandas de música direcionados às mulheres, de modo a ajudar a construir estratégias de superação de dificuldades e do preconceito que ainda se apresenta quando é uma mulher que está à frente de uma banda de música.  

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Biografia do Autor

Bianca Guerra Bioni, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Participa da Sociedade Musical Filarmônica Comercial como saxofonista tenor desde 2010. Possui Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio (2014) e Curso Básico de Instrumento de Orquestra, habilitação Violino (2014) e Oboé (2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Participou da Orquestra Experimental do IFSC como instrumentista (violino e oboé) e coralista (contralto) entre 2013-2019, atuando também como bolsista da Coordenadoria de Atividades Artísticas. Foi bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq em 2010/2011 num projeto de pesquisa sobre "A produção oral da língua inglesa por alunos dos cursos integrados ? uma análise acústica" no IFSC. Formada no Curso de Licenciatura em Música - Opção Violão pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021), tendo como foco do seu TCC a banda de música, apresentou a monografia entitulada "Tocando na banda da sociedade musical filarmônica comercial: narrativas de duas musicistas". Na graduação atuou como bolsista de Extensão Cultural no Coral UDESC (2015/2016), como bolsista de Iniciação Científica PROBIC (2017-2019) no Centro de Artes - CEART e como bolsista de Extensão Cultural no Núcleo de Flautas da UDESC desde 2019/2. Participou do Núcleo de Flauta Doce UDESC entre 2019 e 2022. Atualmente participa do Projeto Combo UDESC - Big Band (desde 2017) atuando como saxofonista. Mestra em Música na linha de pesquisa de Educação Musical pela mesma instituição, sob a orientação da Dra. Regina Finck Schambeck, que trata sobre a Trajetória de mulheres regentes de bandas de música de Santa Catarina, sendo integrante desde 2021 do Grupo de Pesquisa MusE(Música e Educação) vinculado a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que é coordenado pelo Dr.Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo. Atua como professora de música na Rede Municipal de Florianópolis.

Regina Finck Schambeck, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Integra os programas de pós-graduação em Música (PPGMUS) e em Educação (PPGE). Participa do grupo de pesquisa Música e Educação (Muse), onde atua como pesquisadora na área de educação musical, dando ênfase à formação de professores. Dedica-se também à educação inclusiva, mais especificamente à inclusão de alunos com deficiências nas escolas e à repercussão das políticas públicas de educação especial na formação dos professores de Música. É organizadora e coautora do livro Processos e Práticas em Educação Musical: formação e pesquisa (2019), coautora dos livros The preparation of music teachers: a global perspective (2015), A formação do professor de música no Brasil (2014) e Objetos Pedagógicos: uma experiência inclusiva em oficinas de artes (2012).

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

GUERRA BIONI, Bianca; SCHAMBECK, Regina Finck. MULHERES REGENTES EM BANDAS DE MÚSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DE SANTA CATARINA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–18, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.5043. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5043. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO