ACERCA DA EDUCAÇÃO NAS REFLEXÕES SOBRE LITTLE ROCK, DE HANNAH ARENDT

Autores/as

  • Vanessa Sievers de Almeida a:1:{s:5:"pt_BR";s:4:"UFBA";}

DOI:

https://doi.org/10.26694/ca.v4i7.4596

Palabras clave:

Hannah Arendt; educação; política; Reflexões sobre Little Rock; Ralph Ellison.

Resumen

O tema da educação é abordado por Hannah Arendt pela primeira vez em seu artigo Reflexões sobre Little Rock, escrito em 1957, após os tumultos nessa cidade do Arkansas, EUA, quando nove adolescentes negros começaram a frequentar a Central High School, até então uma escola apenas para brancos. O artigo de Arendt foi criticado por diversas vozes, e a autora reconsiderou suas afirmações sobre o papel da educação em seu ensaio A crise na educação. Este foi publicado pela primeira vez em 1958, antes ainda da publicação do texto sobre Little Rock, que somente ocorreu em 1959. O meu artigo enfoca o tema da educação nas Reflexões sobre Little Rock. Sem pretensão de abordar toda a complexidade do artigo e da discussão que suscitou, reconsidero o texto sob quatro perspectivas. Inicialmente, enfoco os acontecimentos históricos, inclusive os relatos posteriores de três dos nove estudantes. Em seguida, realizo uma avaliação crítica da argumentação de Arendt, reservando uma seção própria à crítica do escritor Ralph Ellison e a resposta de Arendt a ela. Finalmente, destaco continuidades e rupturas entre o artigo sobre Little Rock e o ensaio A crise na educação, em especial, no que diz respeito à relevância da educação para o mundo e sua relação com a política.

Publicado

2023-08-02

Cómo citar

Sievers de Almeida, V. (2023). ACERCA DA EDUCAÇÃO NAS REFLEXÕES SOBRE LITTLE ROCK, DE HANNAH ARENDT. Cadernos Arendt, 4(7), 15–36. https://doi.org/10.26694/ca.v4i7.4596

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