UMA EPISTEMOLOGIA JAMAIS DESATUALIZADA DA PSICOLOGIA

Autores

  • Fábio Luiz Nunes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Palavras-chave:

Epistemologia da psicologia, História da psicologia, Psicologia como ciência

Resumo

Esta resenha avalia Psicologia: uma (nova) introdução, dos autores brasileiros Luís C. Figueiredo e Pedro de Santi (2013). A obra apresenta uma visão histórico-crítica da psicologia, argumentando sua constituição como ciência no século XIX, embora apresente bases desde a Antiguidade. Exploram-se as precondições socioculturais essenciais, como a ascensão e posterior crise da subjetividade privatizada, que impulsionaram seu desenvolvimento. Detalham-se os desafios na delimitação do objeto e métodos próprios da psicologia (mencionando, por exemplo, W. Wundt e o comportamentalismo) para firmar-se como disciplina autônoma. A análise também abarca a consolidação da psicologia como profissão e seu impacto como fenômeno cultural, alertando para os riscos de simplificação e distorção. A recensão observa uma possível influência da orientação psicodinâmica dos autores na interpretação de outras escolas epistemológicas; todavia, conclui que o livro permanece sendo uma referência indispensável e atualizada para a compreensão das bases filosóficas e teóricas da psicologia moderna, sublinhando sua contínua relevância.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre e doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Retórica e Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Araraquara e psicólogo pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. É profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0784-1921. E-mail: fabio.nunes.fln@cefetmg.br.

Referências

FIGUEIREDO, L. C. M.; SANTI, P. L. R. Psicologia: uma (nova) introdução. 3. ed. 5. reimpr. São Paulo: EDUC, 2013. 104 p.

Downloads

Publicado

2025-08-15