The evaluation and management of neonatal pain: an educational action for nursing graduants

Authors

  • Ádria Lorena Oliveira Viana, Ana Clara Pinheiro Barreto, Keyla Beatriz Barradas De Lima, Verena Gabriela Ribeiro Borges, Silvia Santos Da Silva Instituição de Ensino Superior Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ)

Keywords:

Dor, Neonato, Recém-nascido, Enfermagem

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8388-91

Objetivo: realizar uma ação educativa com acadêmicos de Enfermagem sobre a avaliação e manejo da dor neonatal, enfatizando o Recém-Nascido como um ser sensitivo à dor. Metodologia: consiste em um relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado no período de 2015 a 2018 com a realização de uma ação educativa com graduandos de enfermagem acerca da sensibilização da dor neonatal da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Focado em dinâmicas, diálogo e questionário como forma de educação e promoção a saúde. Resultados: observou-se que apesar da turma não possuir o conhecimento da disciplina de saúde do RN, uma parte conseguiu identificar a dor abdominal, por terem noção da dor como um quinto sinal vital relacionado à clínica. Discussão: o choro é indicativo de dor, porém, sua falta não quer dizer que não esteja presente, a avaliação se dá através de instrumentos específicos que permitem o profissional obter escores, para alívio e tratamento. Mas, existem falhas e dificuldades no processo de implantação ou aplicação das escalas, apesar da maioria dos profissionais terem o conhecimento sobre alguma escala. Conclusão: É imprescindível a evidenciação do RN como um ser sensitivo com uso das escalas para uma assistência humanizada e o conhecimento clínico científico.

Published

2020-11-24

How to Cite

1.
Ádria Lorena Oliveira Viana, Ana Clara Pinheiro Barreto, Keyla Beatriz Barradas De Lima, Verena Gabriela Ribeiro Borges, Silvia Santos Da Silva. The evaluation and management of neonatal pain: an educational action for nursing graduants . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020Nov.24 [cited 2024May19];8(3). Available from: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/591

Issue

Section

Relato de Experiência