Sobre a revista

A Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) é um periódico on-line, editado e financiado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e sua primeira edição foi publicada em 2012. Atualmente, possui Qualis B1 (2017-2020). Está entre as 50 revistas mais citadas na Iberoamerica de acordo com o Ranking Citacion Cuiden e utiliza o Digital Object Identifier (DOI®).

O periódico tem como missão promover disseminação do conhecimento científico e da prática profissional da enfermagem e de outras áreas da saúde, por meio da publicação de manuscritos empíricos ou teóricos, com foco na interlocução internacional. 

A partir de 2020, a REUFPI, passou a adotar o sistema de fluxo contínuo (rolling pass). Aceita manuscritos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Destina-se a publicação de manuscritos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência, reflexão, protocolos de ensaio clínico e de revisão e cartas ao editor, desde que atendam às suas normas de publicação. Destaca-se que serão aceitos para submissão manuscritos publicados em repositórios preprints.

A REUFPI é publicada na versão eletrônica e segue a política de acesso aberto (Open Access). Oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A REUFPI adota como método de avaliação de manuscritos o sistema Double Blind Review, sendo preservado o anonimato da(o)s autora(e)s e avaliadora(e)s.

Comprometida com os princípios da ética, A REUFPI, segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors, as orientações do Commitee on Publication Ethics (COPE) e as recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Assim, pesquisas originais realizadas no Brasil, devem respeitar as diretrizes da Resolução n°. 466, de 12 de dezembro de 2012 e nº. 510 de 07 de abril de 2016. 

A REUFPI é comprometida também com princípios da ética e integridade científica, portanto, condena o plágio. Em nosso fluxo editorial utilizamos softwares (como o Plagius) antiplágio em dois estágios: no momento de conferência dos arquivos enviados no ato da submissão e na etapa de edição de texto antes da publicação. 

A abreviatura de seu título Rev. enferm. UFPI. é recomendada para fins de citação bibliográfica.

ISSN eletrônico: 2238-7234

 

Periodicidade

A REUFPI, a partir de 2020 passou a adotar o sistema de fluxo contínuo (rolling pass).

Política de Acesso Livre

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem nenhum custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem a necessidade de obter autorização prévia do editor ou autor. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Acrescentamos que o uso das informações publicadas pela REUFPI devem respeitar os direitos autorais dos autores.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Creative Commons

Os conteúdos deste periódico de acesso aberto em versão eletrônica estão licenciados sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 não adaptada, que permite: copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar, transformar e construir com o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente, desde que citados os créditos e a fonte.

Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da Revista de Enfermagem da UFPI, transferidos quando da "Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais" no ato da submissão do manuscrito.

Estratégia de qualificação dos manuscritos

Os manuscritos submetidos à REUFPI devem atender à sua política editorial e às instruções aos autores, que seguem a Rede EQUATOR, Uniform Requirements for Manuscripts; Requisitos uniformes para manuscritos submetidos a periódicos biomédicos do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos.

A REUFPI exige que para publicação de estudos experimentais randomizados, estes devem possuir cadastro no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC), conforme exigência da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas.

A REUFPI na busca pelo aperfeiçoamento na apresentação dos resultados de estudos científicos tem adotado os seguintes protocolos internacionais validados: CONSORT - para ensaios clínicos randomizados, PRISMA - para estudos de revisão, STROBE para estudos observacionais em epidemiologia, COREQ - para estudos qualitativos e CARE - para relatos de caso.

Custos para publicação

A REUFPI não cobrará taxas aos autores. Entretanto, os autores são responsáveis, quando o artigo for aprovado para publicação, por custear revisão da língua portuguesa, traduções dos títulos e resumos para os idiomas inglês e espanhol. Deverão providenciar de acordo com as orientações da REUFPI.