O PROCESSO DE REFORMULAÇÃO TEXTUAL

Autores

  • MARIA VILANI SOARES

Palavras-chave:

Reescrita, Operações lingüísticas

Resumo

Esta pesquisa propõe um estudo do processo de reformulação textual de alunos da 8ª série, do ensino fundamental, de uma escola pública na cidade de Picos-PI, a partir da análise das operações lingüísticas observadas nos textos reformulados, verificando as contribuições dessa atividade para o processo de ensino/aprendizagem de produção textual. Para tanto, seguiram-se algumas das teorias sobre escritura e reescritura, em suas bases cognitivas. Os alunos produziram a primeira versão, e, em seguida, em três grupos distintos, a reformulação de texto (individualmente, com o colega e com o professor). Verificou-se que, das três modalidades de reformulação, resultaram melhorias nos textos e situações de aprendizagem, pois, independentemente de quem fossem os parceiros, os sujeitos manifestaram a capacidade de refletir sobre a linguagem e perceber a necessidade de ajustamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA VILANI SOARES

Doutoranda e Mestre em Lingüística (UFC), Especialista em Língua Portuguesa (UFPI) e Professora do Departamento de Letras da UFPI – Campus do Junco/ Picos-PI.

Referências

FIAD, R. Salek.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. O Estudo de diferentes versões de um texto e a prática escolar. In: SEMINÁRIOS GEL. Anais de Seminários GEL. São Paulo: GEL, v. 1, 1994.

FIGUEIREDO, O. Escrever: da teoria à prática. In. FONSECA, F. I. (Org.). Pedagogia da escrita: perspectivas. Porto: Porto, 1994. p. 157

HAYES, J. R.; FLOWER, L.C. Identifying the organization of writing processes. In: GREGG, L. W., STEINBERG, E. R. (Orgs.). Cognitive processes in writing. Hilldale: Laawrence Erlbaum Associates, 1980. p. 3-30.

MENEGASSI, R. J. A atenção aos enunciados. Fragmentos, Florianópolis, 3(2): 44-56, 1998.

PICA, T. An interactional approach to the teaching of writing. English Teaching Forum, v. XXIV, n 3, p. 6–10, jul., 1986.

RAIMES, A. Why write: from purpose to pedagogy. English Teaching Forum, v. XXV, n. 4, p.36 – 41, october, 1987.

SERAFINI, M. T. Como escrever textos. Tradução de Maria Augusta Bastos de Mattos. 5. ed. São Paul: Globo, 1992.

WHITE, R. V.; ARNDT, V. Process writing. London: Longman, 1995.

ZAMEL, Vivian. Writing: the process of discovering meaning. Tesol Quartely, Boston, 16(2): p. 195-209, 1982.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

SOARES, M. V. . (2006). O PROCESSO DE REFORMULAÇÃO TEXTUAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 57-74. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1550

Edição

Seção

Artigos