OPINIÃO DE DOCENTES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE PROGRAMAS TELEVISIVOS E VIOLÊNCIA INFANTIL EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

  • CRISTIANY GOMES ANDRIOLA Universidade de Fortaleza
  • WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Violência infantil, Educação infantil, Televisão

Resumo

A investigação teve como objetivo central verificar a opinião de professoras do ensino infantil acerca da influência de programas televisivos sobre a violência infantil no ambiente escolar. Para tal foram entrevistadas oito docentes de uma instituição particular de educação da cidade de Fortaleza. Os resultados revelam que os docentes convergem para a aceitação de que há, de fato, relação entre o fenômeno da violência infantil como sendo efeito de alguns tipos de programas televisivos aos quais os infantes são submetidos com maior grau de regularidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRISTIANY GOMES ANDRIOLA, Universidade de Fortaleza

Pedagoga (Universidade de Fortaleza); Especialista em Gestão da Qualidade Empresarial (UFC/FIEC); Coordenadora de Recursos Humanos (PROVIDER).

WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo (Universidade Federal da Paraíba); Especialista em Psicometria (Universidade de Brasília); Mestre em Psicologia Social e do Trabalho (Universidade de Brasília); Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad Complutense de Madrid); Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenador de Análise Institucional e Avaliação (PRPL/UFC); Avaliador Institucional (DEAES/INEP/MEC).

Referências

DÍAZ-AGUADO, M. J.; MARTÍNEZ ARIAS, R.; MARTÍN SEOANE, G. Prevención de la violencia y lucha contra la exclusión desde la adolescencia, volumen uno: La violencia entre iguales en la escuela y en el ocio. Estudios comparativos e instrumentos de valuación. Madrid: Instituto de la Juventud, 2004.

GARCÍA SILBERMAN, S.; RAMOS LIRA, L. Medios de comunicación y violencia. México: Fondo de Cultura Econômica, 1998.

PALMER, E. L.; DORR, A. Children and the faces of television. Teaching, Violence, Selling. New York: Academic Press, 1980.

QUINTANA CABANAS, J. M. La educación en valores más allá de las instituciones escolares: iniciativas sociales en educación informal. Ponencias del XII Congreso Nacional y I Iberoamericano de Pedagogía (Tomo I), 2000. p. 173-198.

RODRÍGUEZ NEIRA, T. Educación social. Sociedad en cambio y cambio de valoraciones. El desconcierto moral. Ponencias del XII Congreso Nacional y I Iberoamericano de Pedagogía (Tomo I), 2000. p. 137-155.

VALLEJO NÁGERA, A. Mi hijo ya no juega, solo ve la TV. ¿Qué puedo hacer? Madrid: Ediciones Temas de Hoy, 1987.

VERDÚ, V. El planeta americano. Barcelona: Anagrama, 2000.

YARCE, J. Televisión y familia. Madrid: Palabra, 1993.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

GOMES ANDRIOLA, C. ., & BANDEIRA ANDRIOLA, W. . (2006). OPINIÃO DE DOCENTES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE PROGRAMAS TELEVISIVOS E VIOLÊNCIA INFANTIL EM AMBIENTES EDUCACIONAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 18-25. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1547

Edição

Seção

Artigos