O COMÉRCIO DA INSTRUÇÃO: Práticas Educativas e publicidade no século XIX

Autores

  • ALINE DE MORAIS LIMEIRA Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História da educação, Anúncios, Almanak

Resumo

O presente estudo, inscrito no campo da historiografia educacional, consagrou como investimento bus car indícios que permitissem tornar visíveis certos equipamentos das escolas, colégios e distintas práticas educativas da iniciativa privada na Corte Imperial no Brasil do século XIX. Procura contribuir, de modo particular, com análises acerca dos processos de disseminação dessas escolas, seus materiais, profissionais, organização e funcionamento a partir daquela que foi a principal fonte que orientou o processo de elaboração das indagações lançadas neste estudo: o Almanak Laemmert. Trata-se, no caso, de uma obra em que, a partir dos anúncios que faz circular, realiza uma espécie de radiografia de espaços públicos e privados da Corte Imperial e Província do Rio de Janeiro. Assim, buscamos extrair destes discursos propagandísticos alguns traços das escolas privadas e das estratégias estabelecidas para serem percebidas enquanto lugar capaz de promover uma educação de qualidade, priorizando certas preocupações como um “lugar mais salubre”, um mobiliário, uma tabela de estudos, uma oferta de certos saberes, certos profissionais “premiados”, “dignos e hábeis”.

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Biografia do Autor

ALINE DE MORAIS LIMEIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) em História da Educação; Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE-UERJ – Cord. Prof. Dr. José Gondra) e do Grupo de Estudos Impressos, Professores e Sociabilidades Intelectuais (GE-UERJ – Coordª. Profª. Drª Alessandra Schueler).

Referências

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Publicado

2008-06-15

Como Citar

DE MORAIS LIMEIRA, A. . (2008). O COMÉRCIO DA INSTRUÇÃO: Práticas Educativas e publicidade no século XIX. Linguagens, Educação E Sociedade, (18), 84-102. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1532

Edição

Seção

Artigos