HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CAMPUS DE PICOS: a história de um Currículo pelo olhar de uma disciplina

Autores

  • NORMA PATRÍCYA LOPES SOARES Universidade Federal do Piauí
  • MARIA DO AMPARO BORGES FERRO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Currículo, História da Educação, Ensino, Nova história cultural

Resumo

Este artigo é fruto de um estudo sobre a disciplina História da Educação, no Curso de Pedagogia - Campus de Picos3 , da Universidade Federal do Piauí. O trabalho assemelha-se ao que já vem sendo pesquisado em outras universidades brasileiras sobre o ensino de História da Educação. Abordamos a evolução dos seus currículos no período de 1982 a 2006, enfocando especificamente a disciplina História da Educação. Nossa fundamentação está amparada na Nova História Cultural, especialmente nas idéias de Peter Burke (1992); Hunt (2001); Gatti Júnior e Inácio Filho (2005); Carvalho (2005); Horn e Germinari (2006). Inicialmente situamos o ensino de História da Educação no Brasil, depois abordamos as teorias curriculares e finalmente dissertamos acerca da institucionalização da disciplina em estudo no curso de Pedagogia do Campus acima citado. A reflexão sobre esse tipo de problemática vem se tornando cada dia mais significativa na medida em que proporciona a definição da posição curricular adotada pelas instituições educacionais ao longo da história. Nessa perspectiva, constatamos, via documentos e principalmente depoimentos orais, que, se a escola tem um papel pedagógico específico, então o currículo do Curso de Pedagogia de Picos, especificamente através da disciplina História da Educação, ao longo das três décadas pesquisadas, também o tem na medida em que as diferentes práticas pedagógicas ora enaltecem a transmissão do conhecimento historicamente acumulado, ora são instrumentos de compreensão do presente e ora são ferramentas de impulso à pesquisa e estudos historiográficos locais. 

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Biografia do Autor

NORMA PATRÍCYA LOPES SOARES, Universidade Federal do Piauí

Professora da Universidade Federal do Piauí. 

MARIA DO AMPARO BORGES FERRO, Universidade Federal do Piauí

Professora da Universidade Federal do Piauí – Campus de Teresina. 

Referências

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Publicado

2010-06-14

Como Citar

LOPES SOARES, N. P. ., & BORGES FERRO, M. D. A. . (2010). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CAMPUS DE PICOS: a história de um Currículo pelo olhar de uma disciplina. Linguagens, Educação E Sociedade, (22), 69-90. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1478

Edição

Seção

Artigos