CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento

Autores

  • FABRÍCIA CAVALCANTE ROCHA
  • JOYCE NAYLA VIANA LIRA
  • MARIA DA TRINDADE FERREIRA LEITE

Palavras-chave:

Currículo, Enfermagem, História Oral

Resumo

Esta pesquisa aborda, através da Historia Oral, a perspectiva histórica dos currículos do Curso de Enfermagem da UFPI (CE/UFPI) de 1973-2007. Objetiva descrever a criação, implantação e desenvolvimento dos currículos, analisar o contexto em que eles foram criados, além de discutir a trajetória desses currículos no contexto das políticas públicas de saúde e educação vigentes no país à época do recorte histórico. As fontes primárias orais sendo ex-alunos, ex-professores, graduandos, servidores técnico-administrativos, professores que também foram alunos do CE/UFPI e professores ativos. Também utilizamos documentos escritos do Departamento de Enfermagem e da Pró-reitoria de Ensino de Graduação. As fontes secundárias foram construídas tendo como suporte livros e teses sobre a historia do Brasil, referentes à política de educação e saúde e ao contexto político social da época. O suporte metodológico é a Historia Oral, segundo a qual é possível realizar a reconstrução histórica de determinado fenômeno recorrendo á memória das pessoas que participaram do momento histórico em que ele ocorreu. Os resultados permitiram visualizar os currículos como elementos norteadores do processo de formação, mas também podem ser instrumentos de dominação ideológica. Percebemos que a pratica curricular jamais está isolada das lutas econômicas, políticas e ideológicas da sociedade. O estudo mostrou como se deu o desenrolar dos currículos, bem como o seu processo de construção, revelando pontos de confluência da realidade nacional com o contexto local e favoreceu a visão particular dos sujeitos que vivenciaram esses currículos.

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Publicado

2010-12-14

Como Citar

CAVALCANTE ROCHA, F. ., VIANA LIRA, J. N. ., & FERREIRA LEITE, M. D. T. . (2010). CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFPI: uma história em movimento. Linguagens, Educação E Sociedade, (23), 146-158. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1470

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