WHAT DOES TECHNOLOGY FOR EFFECTIVE PEDAGOGY DEMAND OF LEARNERS AND INSTRUCTORS?

Autores

  • DRA. NANCY ROBBINS University of the Incarnate Word
  • DR. FRANCIS MUSA BOAKARI University of the Incarnate Word

Palavras-chave:

Tecnologia, Fatores Culturais, Características dos Estudantes, Ensino Aprendizagem

Resumo

Para Robbins et. al. (2002), há uma ligação importante entre o emprego das modalidades de comunicação intermediadas pelo computador, o ensino e a aprendizagem do aluno. Um levantamento de estudantes e entrevistas com professores tinham indicado que o uso do email e software para manejo online de curso contribuiu positivamente para o desempenho dos alunos porque se envolveram mais no processo de ensino-aprendizagem de diversas maneiras. De acordo com a literatura, durante este processo, tanto professor quanto alunos, assumindo maiores responsabilidades para ensinar e aprender constroem novos compromissos em suas relações. Utilizando estas informações como arcabouço teórico-metodológico, desenvolvemos observações, entrevistas, e grupos de foco com estudantes com a finalidade de investigar se os professores, com apoio de tecnologia computacional utilizando o correio eletrônico e programas para armazenamento online de material didático, ajudariam a nutrir uma pedagogia mais participativa. A análise descritiva e interpretação básica dos dados indicaram um aumento nas comunicações dos estudantes e das respostas dos professores. Isto é, com a utilização dos meios de comunicação pedagógica mediada pelo computador, professores e estudantes aumentaram as suas interações que possibilitaram maiores ganhos pedagógicos por todos envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DRA. NANCY ROBBINS, University of the Incarnate Word

University of the Incarnate Word (UIW), San Antonio, Texas, EUA.

DR. FRANCIS MUSA BOAKARI, University of the Incarnate Word

University of the Incarnate Word (UIW), San Antonio, Texas, EUA.

Referências

ADLER, N.J. International dimensions of organizational behavior. Second ed. Boston,MA: PWS-Kent, 1991.

APPLE, M.Is the New Technology part of the solution or part of the problem in Education? In: Darder, A.; Baltodano, M.; Torres, R. D. The critical pedagogy reader. New York, NY: RoutledgeFalmer, 2003. (p. 440-458).

BENDER, T. Discussion-based online teaching to enhance student learning: Theory, practice, and assessment. Sterling, VA: Stylus Publishing, 2003.

CAMPBELL, K. Adult learners and hypermedia environments. Hershey, PA: Information Science Publishing, 2004.

CHILD, J. Culture, contingency and capitalism in cross-national study of organizations. In: Cummings, L.L.; Staw, B.M. Research in organizational behavior. Greenwich, CT: JAI Press, 1981. (p. 303-356).

COLLIS, B.; MOONEN, J. Flexible learning in a digital world: Experiences and expectations. Sterling, VA: Stylus Publishing, 2001.

CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousands Oaks, CA: Sage Publications, 2003.

CUBAN, L. Teachers and machines: The classroom use of technology since 1920. New York, NY: Teachers College Press, 1986.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. New York, NY: Seabury, 1970.

FROSNOT, C.W. Constructiveness: A psychological theory of learning. In: Frosnot, C.W. Constructivism: Theory, perspectives and practice. New York, NY: Teachers College Press, 1996.

GAINES, C., Johnson, W.; King, T. Achieving technological equity and equal access to the learning tools of the 21st century. THE Journal Online. http://www.thejournal.com/magazine/vault/articleprintversion.cfm?aid=400>, 2004.

GOODLAD, J. A place called school: Prospects for the future. New York, NY: McGraw-Hill, 1984.

HOFSTEDE, G. Culture’s consequences. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2003.

LEWIS, R.D. When cultures collide: Managing successfully across cultures. Nichols Brealey Publishing Ltd, 1996.

MERTENS, D.M. Research methods in Education and Psychology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1998.

NELSON, K.G.; CLARK, T.D. Cross-cultural issues in Information Systems research: A research program. Journal of Global Information Managemen, v. 2, n. 4, p. 19-29,1994.

PAQUETTE, G. Virtual learning centers for XXIst century organizations. In: Verdejo, F; Davies, G. The Virtual Campus: Trends for Higher Education and Training. London, UK: Chapman & Hall, 1998. p. 18-34

PATTON, M.Q. Qualitative evaluation and research methods. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1990.

ROBBINS, N. et al. Computer mediated communication and university international students. Journal of Educational Technology Systems, v. 30, n. 3, p. 323-33, 2001.

VERDEJO, F.; DAVIES, G. The virtual campus: Trends for higher education and training. London, UK: Chapman & Hall, 1998.

WILD, M.; Henderson, L. Cultural contextualization of learning with the world wide web. In: Verdejo, F.; Davies, G. The Virtual Campus: Trends for Higher Education and Training. London, UK: Chapman & Hall, 1998. p. 129-143

Downloads

Publicado

2005-12-12

Como Citar

ROBBINS, D. N. ., & MUSA BOAKARI, D. F. . (2005). WHAT DOES TECHNOLOGY FOR EFFECTIVE PEDAGOGY DEMAND OF LEARNERS AND INSTRUCTORS?. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 46-57. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1453

Edição

Seção

Artigos