FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS

Autores

  • FRANCISCA JÚLIA CAMARGO DRESCH Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • ADEMIR JOSÉ ROSSO Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação de Professores, Oficinas Didático-Pedagógicas, Construção do Conhecimento

Resumo

O artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares.

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Biografia do Autor

FRANCISCA JÚLIA CAMARGO DRESCH, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ADEMIR JOSÉ ROSSO, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela UFSC, Docente do Mestrado em Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2005-12-12

Como Citar

CAMARGO DRESCH, F. J. ., & ROSSO, A. J. . (2005). FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 09-25. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450

Edição

Seção

Artigos