OS CORPOS (IN) DISCIPLINADOS NAS “ESCOLAS DE VIDRO” VERSUS CORPOS EM DEVIR E PROPOSTAS DE CULTURA DE PAZ

Autores

  • MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS Universidad Federal de Piauí
  • MARIA DA CRUZ SOARES DA CUNHA LAURENTINO Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Corpo, Educação, Escola Disciplinar, Cultura de Paz

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que serviu como subsídio para revisão de literatura da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) PPGEd, intitulada “MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ESPAÇO ESCOLAR: linguagens de Cultura de Paz na escola pública de Teresina/ PI”. O principal objetivo desta pesquisa é enfocar as práticas disciplinares de controle e de poder, em que a formalidade e o aperfeiçoamento do comportamento do corpo tornam-se elementos fundamentais no arsenal impositivo estruturado na instituição “escola”. Nesse sentido, busca analisar qual o impacto e as consequências dessas práticas de disciplinamento do corpo do discente, com base na visão Foucautiana. Para tanto, utiliza como subsídio teórico os seguintes autores: Deleuze (2004); Foucault (2009); Gallo (2008); Larrosa (2010); Nascimento (2004); Nietzsche (2007); Ratto (2007), entre outros. O trabalho encontra-se assim dividido: inicialmente apresenta a contextualização histórica sobre as concepções construídas acerca do corpo a partir da música de Paulinho Moska; na sequência – “(In)Disciplina – substantivo abstrato e concreto” – traz, predominantemente, o pensamento foucaultiano sobre a disciplina e o controle do corpo; em “Quebrando os vidros” há uma abordagem analítica do texto – Quando a Escola é de Vidro – de Ruth Rocha (2003); depois, “Como ficou o meu corpo após a educação?”, discorre sobre o desafio que é posto para a educação: a integração entre as dimensões do pensar e do sentir; e, por fim, “Linguagens de Cultura de Paz na escola”, em que são tecidas algumas reflexões pertinentes à temática da importância da Cultura de Paz para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS, Universidad Federal de Piauí

Mestranda em Educação – UFPI. Professora efetiva da SEDUC/PI.

MARIA DA CRUZ SOARES DA CUNHA LAURENTINO, Universidad Federal de Piauí

Mestranda em Educação – UFPI. Professora efetiva da USPI/Campus Cloves Moura. 

Referências

ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2011.

ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: Ed UFBA, 2008.

BARROS, Manoel de. Livro das ignorãças. Rio de Janeiro: São Paulo: Record, 1993.

______. Poemas Rupestres. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FORTUNA, T. Indisciplina escolar: da compreensão à intervenção. In: XAVIER, M. L. (Org.). Disciplina escolar: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Mediação, 2002.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte:Autêntica, 2008.

HEYRAUD, Ludovic. As ignorãças do poeta brasileiro Manoel de Barros: entre sabedoria do esquecimento e memória das origens. Navegações, v. 3, n. 2, p. 143-147, jul./dez., 2010.

JARES, Xesús R. Educação para a Paz: sua teoria e sua prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5. ed. Belo Horizonte;Autêntica, 2010.

NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Esboço de crítica à escola disciplinar. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PARRAT-DAYAN, Silvia. Trad. Silvia Beatriz Adoue e Augusto Juncal – Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto,2009.

RATTO, Ana Lúcia Silva. Livros de ocorrência: (in)disciplina, normalização e subjetivação. São Paulo: Cortez, 2007.

ROCHA, Ruth. Quando a escola é de vidro. [S.I.]: Virtual Books, 2003. Disponível em: <http://ebookbrowse.com/gdoc.php?id=79377993&url=c8dba156077b5de7e26ca0dace59f952>. Acesso em: 10 out.2012. Não paginado.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

MEDEIROS, M. G.-L. ., & SOARES DA CUNHA LAURENTINO, M. D. C. . (2013). OS CORPOS (IN) DISCIPLINADOS NAS “ESCOLAS DE VIDRO” VERSUS CORPOS EM DEVIR E PROPOSTAS DE CULTURA DE PAZ. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 65-88. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1363

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)