DA VIOLÊNCIA PARA A CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Autores

  • FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE Universidade Federal da Paraíba
  • ANDRÉA PIRES DE OLIVEIRA Universidade Federal da Paraíba
  • KATHERINNE ROZY VIEIRA GONZAGA Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7589

Palavras-chave:

Conflitos relacionais na escola, Intervenção docente, Pedagogia Institucional, Teoria Winnicottiana, Cultura de Paz

Resumo

Ensinar a conviver pacificamente é um grande desafio para docentes, pois os conflitos relacionais fazem parte da convivência humana. Situações que vão de indisciplina até as de violência, para serem pedagogicamente aproveitadas com aquele fim, requerem de docentes um manejo eficaz e corriqueiro na sala de aula e na escola. Este artigo apresenta a Pedagogia Institucional (PI) como alternativa para a gestão educadora de conflitos. Após breve apresentação teórica da PI, interpretamos uma situação de conflito relacional registrada há alguns anos durante projeto de extensão universitária que acompanha instituição de Educação Infantil na capital da Paraíba. Os dados foram extraídos de anotações de diário de campo e interpretados segundo a teoria winnicottiana. Os resultados mostram que a gestão dos conflitos relacionais na escola por meio da aplicação de leis e limites, instituídos a partir de dispositivos envolvendo lugares e o recurso à fala para resolver conflitos e estabelecer regras para o bem coletivo, favorece o crescimento emocional, a capacidade de cuidar dos outros e a aprendizagem de valores a isso vinculados, capacidades indissociáveis à construção de uma cultura de paz na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

ANDRÉA PIRES DE OLIVEIRA, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.

KATHERINNE ROZY VIEIRA GONZAGA, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ABRAMOVAY, M.; RUA, M. G. (Org.) Violências nas Escolas – Brasília: UNESCO, 2002.

ABRAMOVAY, M. (Coord.). Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas – Brasília: UNESCO, Ministério da Educação, 2004.

ANDRADE, F. C. B. Tornar-se uma lição permanente: psicodinâmica da competência interrelacionaldo(a) educador(a) na gestão de conflitos e na prevenção da violência na escola. 2007. 220p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

_____. Do saber desejar ao desejar saber: contribuições da psicanálise à educação escolar. In: SALES, V. F; SILVA, M. S. M. M.; BATISTA, J. B. V. (Orgs.). Psicologia na Educação - Um referencial para professores. 2ªed.João Pessoa-PB: Editora Universitária-UFPB, 2005, v. único, p.79-110.

ANDRADE, F. C. B.; CARVALHO, M. E. P. (Orgs.). Instituir para ensinar e aprender: introdução à Pedagogia Institucional. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

COLOMBIER. C.; MANGEL, G.; PERDRIAULT, M. A violência na escola. São Paulo: Summus,1989.

DEBARBIEUX, E.; BLAYA, C. (Orgs.)Violências nas escolas e políticas públicas. – Brasília: UNESCO, 2002.

DELORS, J. et al.Educação: um tesouro a descobrir. – 10 ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF:MEC: UNESCO, 2006.

DISKIN, L; ROIZMAN, L.G. Paz, como se faz?Semeando cultura de paz nas escolas – Brasília:Governo do Estado de Sergipe, UNESCO, Associação Palas Athena, 2002.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar. In: ALVES, N.; LEITE, R. (Orgs.). O sentido da Escola.2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HÉVELINE, E.; ROBBES, B. Questions d´ecole: démarrer une classe em pédagogieinstitutionnelle. Paris: HATIER, 2000.

HÉVELINE, E.; ROBBES, B.. Praticando a Pedagogia Institucional: o que é a pedagogia institucional. In: ANDRADE, F. C. B.; CARVALHO, M. E. P. (Orgs.). Instituir para ensinar e aprender: introdução à Pedagogia Institucional. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009, p.19-108.

JIMÉNEZ, M. C. Del conflito a la cultura de paz: implicaciones. Revista Iberoamericana de Educación. Nº 44 – 25 de noviembre de 2007. Ed. Organización de Estados Iberoamericanos para laEducación, laCiencia y la Cultura.

KUPFER, M.C. Freud e a educação: o mestre do possível. São Paulo: Scipine, 1989.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J-B. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Trad. Naila Tosca de Freitas – Porto Alegre: Artmed, 2008.

MILMAN, L. Casa da Árvore: a ética de Françoise Dolto nas favelas cariocas. 2005. Disponível em: <http://www.editoraescuta.com.br/pulsional/181_06.pdf> Acessado em: 25 de maio de 2016.

MOREIRA, A.F.B. Currículo e Estudos Culturais: tensões e desafios em torno das identidades. In: SILVEIRA, R.M.H. (Org.). Cultura, poder e educação:um debate sobre estudos culturais em educação. – Canoas: Ed. ULBRA, 2005.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer Pesquisa Qualitativa. Recife: Bagaço, 2005.

OZÓRIO, L. C.; ZIMERMAN, D. E. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas,2001.

PAIN, J. L’École et sesViolences. Paris: Economica/Antrophos, 2006.

_____. A Pedagogia Institucional ontem e hoje. In: ANDRADE, F. C. B.; CARVALHO, M. E. P. (Orgs.). Instituir para ensinar e aprender: introdução à pedagogia institucional. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2009.

SAMPAIO, R.M.W. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 2007.

WINNICOTT, D. W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

_____. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983.

_____. Cartas 1 - 126. In: WINNICOTT, D.W.O gesto espontâneo. Rio de Janeiro: Martins Fontes,1990. p. 1-171.

_____. Da Pediatria à Psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

_____. Privação e delinquência. 4 ed.– São Paulo: Martins Fontes, 2005.

_____. A criança e o seu mundo.6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

BEZERRA DE ANDRADE, F. C. ., ANDRÉA PIRES DE OLIVEIRA, & VIEIRA GONZAGA, K. R. . (2017). DA VIOLÊNCIA PARA A CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 315-335. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7589

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)