Modalidades de educação: um diálogo com Maria da Glória Gohn, a partir da perspectiva da educação informal
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i3.3016Palavras-chave:
Modalidades da Educação, Maria da Glória Gohn, Educação Informal, Festas Populares, Encontro de Bois de OlindaResumo
Desde a década de 90 a pesquisadora Maria da Glória Gohn tem se dedicado a desenvolver estudos sobre a Educação, que sistematiza em três modalidades: Educação Formal, Não-Formal e Informal, centralizando seus esforços, sobretudo, no âmbito da Educação Não-Formal. Na pesquisa que desenvolvo no doutorado, busco construir um conceito/metodologia, que tenho provisoriamente denominado como Pedagogia da Festa, para poder pensar as festas populares, no âmbito da Educação Informal, como um campo de estudos da Educação. Assim, pergunta-se neste texto: os elementos constitutivos da categorização elaborada pela autora seriam adequados para sistematizar o conhecimento produzindo pelas celebrações brasileiras, a partir da Educação Informal? Neste sentido, a escrita deste artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão, acerca das modalidades de educação - desde a perspectiva da Educação Informal, dialogando com a produção da principal estudiosa brasileira sobre o tema. O documento foi elaborado tendo como metodologia a análise da produção bibliográfica da pesquisadora em ordem cronológica da publicação de seus textos nas últimas duas décadas. Parte do mais antigo ao mais recente, com o intuito de poder vislumbrar, além de sua delimitação das modalidades educativas, o processo de elaboração e aprofundamento de sua construção ao longo do tempo. Como resultados, a proposta apresentada, ao iniciar sua reflexão de outro ponto de vista, mesmo que ainda em seus contatos iniciais, sugere o deslocamento de algumas proposições da autora, ao mesmo tempo em que vivencia o deslocamento da concepção de seu próprio argumento, em busca de uma maior correlação [e compreensão] entre as modalidades de educação, sobretudo a Educação Informal e as festas populares.
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