Trajetórias e experiências de pessoas não-binaries

Reflexões teóricas para a construção de uma agenda de pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Não-binariedade, Cisnormatividade, Trajetórias, Educação, Agenda de pesquisa

Resumo

Considerando os efeitos da cisnormatividade e do binarismo de gênero nos processos de construção identitária, bem como os altos índices de evasão escolar de pessoas trans no ensino básico, o baixo índice de pessoas trans no ensino superior e o papel das instituições educacionais no processo de produção e manutenção das normas de gênero, neste artigo, propõe-se a construção de uma agenda de pesquisa centrada na seguinte questão: que experiências sociais marca(ra)m as trajetórias educacionais de pessoas não-bináries? Na conjugação de debates sobre transidentidades e educação, desenvolve-se um exercício teórico-reflexivo que almeja justificar a importância de estudos sobre as especificidades das identidades não-bináries, com atenção especial às experiências educacionais de tais sujeitos.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

IABEL BARBOSA, Inaê. Trajetórias e experiências de pessoas não-binaries: Reflexões teóricas para a construção de uma agenda de pesquisa. Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 4, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/4339. Acesso em: 22 dez. 2024.

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