Near Miss Materno no Maranhão: Análise de Lacunas Informacionais e Impacto na Mortalidade

Um estudo documental descritivo com abordagem quantitativa.

Autores

  • Ana Carla Marques da Costa Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Vinícius Matheus Lima Silva Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Guilherme Luìs Moura Sousa Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Aline Aguiar de Sousa Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Samara Maria Moura Teixeira Sousa Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

DOI:

https://doi.org/10.26694/jcshu-ufpi.v8i2.6650

Palavras-chave:

Near Miss, Registros Médico, Maternidade

Resumo

Objetivo: Investigar as lacunas de informação existentes nos prontuários que podem impactar nos indicadores de morbimortalidade materna. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa (mista), conduzida em uma maternidade localizada no estado do Maranhão. Resultados: Foi possível analisar informações de 83, que concerne à faixa etária, 20 (24,10%) das pacientes tinham idade entre 15 – 20 anos, e ao coletar os registros de ocupação, os índices mais frequentes são de lavradoras (35). Quando analisado a completude dos registros o com maior prevalência de lacunas de informação são os registros de cirurgias prévias (18 prontuários) e indicam 70% (N=58) de não completude dos registros médicos. Conclusão: Diante dos achados, o fator determinante para controlar tais intercorrências e complicações gestacionais é a prevenção, envolvendo políticas públicas de saúde, identificação precoce dos agravantes desde o pré-natal até os cuidados pós-parto.

Biografia do Autor

Ana Carla Marques da Costa, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Maranhão (1998) e doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil (2017). Atualmente, enfermeira da Prefeitura Municipal de Caxias - MA, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), professor titular da Universidade Estadual do Maranhão do curso de enfermagem no Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC, Coordenadora da COREMU/CESC/UEMA, Coordenadora do Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica do CESC/UEMA,Vice Coordenadora da CODEMU, Maranhão, Docente do PROFSAUDE programa de pós- graduação Stricto sensu em Saúde da Família pela UEMA. Presta consultoria Ad hoc para FAPEMA. Desenvolve atividades de docência no curso de enfermagem e medicina do Centro Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema, membro do Comitê de Ética e Pesquisa do UniFacema. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, Obstétrica, Gestão e Gerenciamento, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem, sistemas de informação em saúde, prontuários eletrônicos, humanização, Aids, saúde da mulher, obstetrícia e saúde da criança e adolescente, epidemiologia e vigilância em saúde.

Vinícius Matheus Lima Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Formado pelo Instituto Federal do Maranhão; Estudante de Bacharelado em Enfermagem. 

Guilherme Luìs Moura Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Estudante de medicina da Universidade Estadual do Maranhão. Participante da Liga Acadêmica de Hematologia de Caxias e da Liga Acadêmica de Ortopedia de Caxias. Bolsista de PIBEX na área de tuberculose.

Aline Aguiar de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Cursando Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão - CESC/UEMA. Vice presidente da Liga Acadêmica de Feridas de Caxias (LAFC), membro da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LISAM) e membro Liga Acadêmica de Saúde Baseada em Evidências (LASBE).

Samara Maria Moura Teixeira Sousa, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

Mestrado em Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí - HU-UFPI, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH.

Downloads

Publicado

29-11-2025

Como Citar

Costa, A. C. M. da, Lima Silva, V. M., Moura Sousa, G. L., Aguiar de Sousa, A., & Sousa, S. M. M. T. (2025). Near Miss Materno no Maranhão: Análise de Lacunas Informacionais e Impacto na Mortalidade: Um estudo documental descritivo com abordagem quantitativa. Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 8(2), e6650. https://doi.org/10.26694/jcshu-ufpi.v8i2.6650

Edição

Seção

Original