A PRÁXIS CURRICULAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.26694/pet.v9i17.1979Mots-clés :
Estágio Supervisionado, Práxis, Filosofia, Identidade Profissional DocenteRésumé
O presente trabalho visa refletir sobre a experiência vivenciada durante os Estágios Supervisionados em Filosofia III e IV, as dificuldades encontradas, as descobertas no contato direto com a sala de aula e os aprendizados proporcionados ao graduando, de fundamental importancia para a constituição de sua identidade profissional.
Références
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FRANCO, Maria Amélia do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
HUISMAN, Denis; VERGEZ, André. Compêndio Moderno de Filosofia. Tradução Lélia de Almeida Gonzalez. 5ª ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987.
LIBÂNIO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?São Paulo: Cortez, 1998.
LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. Revisão Técnica José CerchiFusari. São Paulo: Cortez, 2004.
SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SAVIANI, D. A nova lei da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.