PADRE AMADEU: A EMPATIA NO ENSINO DE FILOSOFIA

Auteurs

  • Alexandrina Paiva da Rocha UFPI

DOI :

https://doi.org/10.26694/pet.v11i22.1937

Résumé

Eu assim, como muitos educandos, compartilho a ideia de que deve acontecer um vínculo entre professor e estudante para que o processo de ensino e aprendizado seja bemsucedido. Quando criamos um vínculo com um professor, nos afeiçoamos mais à disciplina. O Padre Amadeu foi uma exceção à minha pretensa regra juvenil: embora eu tenha sido sua aluna em única disciplina, História da Filosofia do Medievo, (e assim como hoje, nunca foi a disciplina filosófica que me trouxesse mais entusiasmo nem nas leituras, nem nas discussões), foi o suficiente para estabelecer um elo que se mantém. Isso porque o Padre Amadeu é aquele professor que cativa os alunos pelo seu jeito pausado e pacífico de falar associado à sua voz de radialista e as palavras de incentivo. Não sei ao certo se essas são características do perfil de professor que ele escolheu ser, ou por ser padre, ou ambos.

Biographie de l'auteur

Alexandrina Paiva da Rocha, UFPI

Graduada em Filosofia pela UFPI. Mestra em Filosofia pela UFSCAR. Doutora em Filosofia pela USP.

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Publiée

2021-07-27

Comment citer

Paiva da Rocha, A. . (2021). PADRE AMADEU: A EMPATIA NO ENSINO DE FILOSOFIA. Cadernos Do PET Filosofia, 11(22), 25. https://doi.org/10.26694/pet.v11i22.1937