OS DESAFIOS NO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i27.4413Palabras clave:
Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Educação Pública.Resumen
A pesquisa apresenta aspectos sobre os desafios no ensino de filosofia em uma escola pública no estado de Alagoas. A metodologia classifica-se como qualitativa em relação a sua abordagem, quanto ao seu objetivo, como um estudo exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio de duas etapas, sendo a primeira uma entrevista semiestruturada com a professora de filosofia da escola e na segunda etapa foram realizadas observações das aulas de filosofia em turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio. Os resultados encontrados apontam que os problemas e as dificuldades apresentadas na pesquisa fazem parte de uma engrenagem social, no qual a classe dominante pensa e delimita a educação pública, de modo a manter seus interesses e privilégios.
Citas
ALVES, Zélia Mana Mendes Biasoli; SILVA, Maria Helena G. F. Dias da. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 2, p. 61-69, 1992. Disponível em https://www.scielo.br/j/paideia/a/yKQmzXgZMrdhBCMkdbYvJYj/?lang=pt: . Acesso em: 22 jan. 2023
BIDO, José Mateus; SOUZA, Anderson Gabriel; FOGAÇA, Guilherme; ALMEIDA, Henrique; SILVA, Pedro Leão. Filosofia no ensino médio: expressão auto reflexiva sobre a formação. Rev. Problemata: international journal of philosophy. v.11, n.1 , 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/47556. Acesso em 09 de jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resumo técnico do estado de Alagoas: Censo da educação básica 2021. 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/2021/resumo_tecnico_do_estado_de_alagoas_censo_escolar_da_educacao_basica_2021.pdf. Acesso em 09 de jan. 2023.
CARMINATI, Celso João. Formação e ensino de filosofia. Rev. Perspectiva Filosófica, v.38, n.2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/article/view/230199. Acesso em 09 de jan. 2023.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico [tradução Ingrid Muller Xavier]. –Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CONTIJO, Pedro. VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal: História, prática e sentidos em construção. Caderno Capes, Campinas, v. 24, n. 64, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jdB7c4PJ4gYN6kBZkdTqHNG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 01 de nov. de 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FUCUHARA, Leticia Regina dos Santos Rodrigues; MURARO, Darcísio Natal. A leitura do mundo como base para o ensino de filosofia na perspectiva de Paulo Freire. Rev. REFilo (Revista Digital de Filosofia). v.8, n.1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/67510/45994. Acesso em 09 de jan. de 2023
GALO, Silvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. Rev. Ethica, Rio de Janeiro, v.13, n. 1, p. 17-35, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/37439467. Acesso em 23 de fev. de 2023.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de Filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
GIL. Antônio Carlos. Como Elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. Atlas, 2017.
GOMES, Isabel Cristina Soares Tebaldi. Filosofia no ensino médio: pensando o gênero no espaço público e privado. Rev. Problemata: international journal of philosophy. v.11, n.1 , 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/53758. Acesso em 09 de jan. de 2023.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2013.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/al.html. Acesso 02 de jan 2023.
MENDES, Maria Socorro dos Santos. Qualidade do ensino na escola pública: desafios e (im)possibilidade. Rev. Psicologia: Ensino & Formação, v. 1, n. 3. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v1n2/v1n2a06.pdf. Acesso em 01 de nov de 2022.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática Teoria e Pesquisa. Ed. 2. Araraquara: Junqueira&Marin, 2018.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
TODOS pela educação. Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna. 2018.