OS DESAFIOS NO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE ALAGOAS

Autores/as

  • Bárbara Carmo Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Erick Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Givanildo Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i27.4413

Palabras clave:

Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Educação Pública.

Resumen

A pesquisa apresenta aspectos sobre os desafios no ensino de filosofia em uma escola pública no estado de Alagoas. A metodologia classifica-se como qualitativa em relação a sua abordagem, quanto ao seu objetivo, como um estudo exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio de duas etapas, sendo a primeira uma entrevista semiestruturada com a professora de filosofia da escola e na segunda etapa foram realizadas observações das aulas de filosofia em turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio. Os resultados encontrados apontam que os problemas e as dificuldades apresentadas na pesquisa fazem parte de uma engrenagem social, no qual a classe dominante pensa e delimita a educação pública, de modo a manter seus interesses e privilégios.

Biografía del autor/a

Bárbara Carmo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em filosofia pela Universidade Federal de Alagoas.

Erick Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Psicologia e graduando em filosofia licenciatura na Universidade Federal de Alagoas.

Citas

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Publicado

2023-08-28

Cómo citar

Carmo, B. ., Silva, E., & Silva, G. (2023). OS DESAFIOS NO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE ALAGOAS. Cadernos Do PET Filosofia, 14(27), 268–281. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i27.4413

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