O ANIMAL ESSENCIALMENTE POLÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v10i19.1967Keywords:
Homem, Animal político, Animal Social, Educação, Essência, PolíticoAbstract
O presente trabalho procura se debruçar sobre a dimensão ontológica do homem animal-político-social em Aristóteles. Logo, desde já nos cabe ressaltar que a verificação do homem enquanto animal político-social abarcará um caráter metafísico para a efetivação no e do físico-material-natural, ou seja, o ser biopsicossocial. Refletindo, construindo e interligando o ser físico e “espiritual” (“alma e ou almático”). Portanto, o objeto principal será o que diz respeito ao homem como um animal político-social, no sentido ontológico do ser sensível em Aristóteles. Para tanto, a proposta abarcará a Teoria das Quatro Causas de Aristóteles. Isso para demonstrar certa ontologia de uma suposta essência da ou na substancia no e do ser humano. Ou seja, quem é o “homem-ser-ente” coberto por sua estrutura física e sensível no sentido ontológico no corporal? São os seres humanos animais essencialmente políticos? E se forem são seres políticos do e ou no “espiritual”, “almático” e metafísico ou no físico-corporal?
References
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
AGOSTINHO. Confissões. Tradução: Alex Marins. Editora: Martin Claret. São Paulo, 2004.
ANTISTERI, D.; REALE, G. História da Filosofia – Vol. I. São Paulo. Editora: Paulos, 2007.
ARANHA, M. L. A; MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. São Paulo. Editora: Moderna, 1986.
ARISTOTELES. De Anima. Apresentação e Tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo. Editora: 34, 2006
______. Política. São Paulo: Martin Claret, 2004.
______. Política. Coleção Grandes Pensadores. São Paulo: Abril, 1986.
______. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2006.
______. Metafísica. Vol. I e II. Ensaios Introdutórios. Comentário e notas por Giovanni Reale. São Paulo. Editora: Loyola, 2012.
BERTI, E. Aristóteles. In: PRADEAU, J. F. (org.). História da filosofia. Petrópolis: Vozes, Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011.
BIRD, C. Introdução à Filosofia Política. Editora: Madras, 2006.
BOURDIEU, P. O poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil S.A, 2002.
______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.
CAMBI, F. História da educação. São Paulo: Editora UNESP.1999.
CENCI, A. V. Aristóteles & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CHAUÍ, M.; FERES, O.; WATANABE, L. A. [et. al.]. Primeira filosofia. Lições introdutórias – Sugestões para o Ensino Básico de Filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1995.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo, Editora: Ática, 2006.
______. O Que é Ideologia. São Paulo, Editora: Brasilense, 1980.
CLASTRES, P. Arqueologia da violência. Pesquisas de Antropologia Política. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
DUARTE, M. B. O cidadão grego na política aristotélica. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Gama Filho, 2013.
______. (no prelo). O animal político aristotélico. Monografia (Bacharel no Curso de Graduação em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Universidade Federal Fluminense, 2017.
DURANT, W. História da Filosofia - A Vida e as Ideias dos Grandes Filósofos. São Paulo, Editora Nacional, 1.ª edição, 1926.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35ªed. SP: Paz e Terra, 2007.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 2003.
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
MACEDO, R. P. Curso de Filosofia Política. Editora: Atlas, 2008.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
MARCOS, R. L. Aristóteles: Filosofia Aristotélica. São Paulo: Hunter, 2013.
MENDONÇA, J. S. Iniciação à Filosofia Política – O Homem e o Estado. Editora: Ridel, 2010.
ORWELL, G. 1984. Tradução: Heloisa Jahn e Alexandre Hubner. São Paulo, Editora: Companhia das Letras, 2009.
PENNA, F. A. O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.
PRADEU, J. F. (org.). História da filosofia. Petrópolis: Vozes, Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011.
REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, vol. I, 1990.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SEVERINO, A. J. Educação, Ideologia e Contra ideologia. São Paulo: EPU, 1986.