O DOMÍNIO DA TÉCNICA SOBRE O SENTIR NO FILME EQUILIBRIUM: UM ESTUDO A PARTIR DA CONFERÊNCIA ‘A QUESTÃO DA TÉCNICA’ DE HEIDEGGER

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João Batista Farias Júnior

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o filme Equilibrium de Kurt Wimmer em que a técnica surge como única possibilidade de fundamentação do desenvolvimento da humanidade. No filme os sentimentos são identificados como fonte do sofrimento e das desgraças humanas, sendo então estabelecido que devem ser exterminados com o uso de uma droga. A técnica se apresenta no filme como fim para a história da humanidade, tal qual teme Heidegger. A fim de mostrar as conseqüências ultimas do domínio da técnica sobre o sentir e sobre o próprio ser se discorrerá esse artigo, sempre fazendo uma alusão ao filme Equilibrium.

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Como Citar
Farias Júnior, J. B. . (2011). O DOMÍNIO DA TÉCNICA SOBRE O SENTIR NO FILME EQUILIBRIUM: UM ESTUDO A PARTIR DA CONFERÊNCIA ‘A QUESTÃO DA TÉCNICA’ DE HEIDEGGER. Cadernos Do PET Filosofia, 2(4), 123-127. https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2129
Seção
ENSINO DE FILOSOFIA

Referências

Equilibrium (Equilibrium, 2002), 107 min. EUA. Kurt Wimmer. Dimension Films.

STEIN, Ernildo. Introdução ao Pensamento de Martin Heidegger. Porto Alegre, EDIPUCRS,2002.

HEIDEGGER, Martin. Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo, Nova Cultural, 1989.

__________________. Ensaios e Conferências. Petrópolis, Vozes, 2008.

ROSENTHAL. M. L. Running to paradise: Yeats’s Poetic Art. EUA, New York, Oxford University Press, 1994.