O DOMÍNIO DA TÉCNICA SOBRE O SENTIR NO FILME EQUILIBRIUM: UM ESTUDO A PARTIR DA CONFERÊNCIA ‘A QUESTÃO DA TÉCNICA’ DE HEIDEGGER

Authors

  • João Batista Farias Júnior

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2129

Keywords:

técnica, Heidegger, ontologia, pensamento, cinema

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar o filme Equilibrium de Kurt Wimmer em que a técnica surge como única possibilidade de fundamentação do desenvolvimento da humanidade. No filme os sentimentos são identificados como fonte do sofrimento e das desgraças humanas, sendo então estabelecido que devem ser exterminados com o uso de uma droga. A técnica se apresenta no filme como fim para a história da humanidade, tal qual teme Heidegger. A fim de mostrar as conseqüências ultimas do domínio da técnica sobre o sentir e sobre o próprio ser se discorrerá esse artigo, sempre fazendo uma alusão ao filme Equilibrium.

References

Equilibrium (Equilibrium, 2002), 107 min. EUA. Kurt Wimmer. Dimension Films.

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Published

2011-01-16

How to Cite

Farias Júnior, J. B. . (2011). O DOMÍNIO DA TÉCNICA SOBRE O SENTIR NO FILME EQUILIBRIUM: UM ESTUDO A PARTIR DA CONFERÊNCIA ‘A QUESTÃO DA TÉCNICA’ DE HEIDEGGER. Cadernos Do PET Filosofia, 2(4), 123–127. https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2129

Issue

Section

ENSINO DE FILOSOFIA

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