O CINEMA COMO COMPONENTE DO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA PERSPECTIVA DELEUZIANA

Autores

  • Leonardo Araújo Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v3i6.2106

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Cinema, Deleuze

Resumo

o presente artigo pretende discutir a proposta de se trabalhar o cinema como componente do ensino  de filosofia,  a partir  das idéias  de Gilles  Deleuze  acerca  da arte  cinematográfica  e de desdobramentos  de sua filosofia direcionados a questões pedagógicas.

Referências

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 1999.

.Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2009.

. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2009.

. Gilbert Simondon, o indivíduo e sua gênese físico-biológica. In: DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos: textos e entrevistas (1953-1974). São Paulo:Iluminuras,2004.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Lévy, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. SãoPaulo: Companhia das Letras, 1999.

Downloads

Publicado

2012-03-09

Como Citar

Araújo Oliveira, L. . (2012). O CINEMA COMO COMPONENTE DO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA PERSPECTIVA DELEUZIANA. Cadernos Do PET Filosofia, 3(6), 85–94. https://doi.org/10.26694/pet.v3i6.2106

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.