A ÉTICA DA AUTENTICIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A QUALIDADE DA DEMOCRACIA

Conteúdo do artigo principal

Paulo Rangel Araújo Ferreira

Resumo

O que o filósofo canadense Charles Taylor chamou de ética da autenticidade foi o deslocamento do acento moral do geral para o particular. Assim sendo, fala-se de um significado moral independente e crucial para formar seres humanos verdadeiros e completos segundo a lógica do mundo atual. Este estudo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica por meio da qual pretende demonstrar as consequências dessa nova forma de eticidade para o funcionamento dos regimes ditos democráticos, vez que, estes carecem bem mais do que o voto para um bom funcionamento das instituições públicas. Logo, se uma das características desse modelo ético é, exatamente, uma sociedade fragmentada, onde as inciativas dizem respeito apenas a interesses individuais ou corporativos, cresce – cada vez mais – o sentimento de que o eleitorado é indefeso contra o Estado que não é mais democrático, mas transvestido por um “despotismo suave”.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo Ferreira, P. R. . (2017). A ÉTICA DA AUTENTICIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A QUALIDADE DA DEMOCRACIA. Cadernos Do PET Filosofia, 8(16), 55-63. https://doi.org/10.26694/pet.v8i16.1991
Seção
ARTIGOS

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Tradução de Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

BOBBIO, Norberto et al. Democracia. In Dicionário de política A-K. Vol. 1. 13ª ed. Brasília: UnB, 2008.

Dahl, Robert. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo, São Paulo: Universidade São Paulo, 1997.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica – curso dado no collège de France (1978-1979). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HUNTINGTON, Samuel P. A terceira onda – a democratização no final do século XX. Tradução Sergio Goes de Paula. São Paulo: Editora Ática, 1994.

MENEZES, Monique. Atuação da CGU e a qualidade da democracia no Brasil: uma análise da fiscalização nos municípios. Caxambú: ANPOCS, 2016.

O´DONNELL, Guillermo. Accountability horizontal e novas poliarquias. Lua Nova, São Paulo, n. 44, p. 27-52, 1998.

O’DONNELL, Guillermo. Democracia delegativa? Novos Estudos, São Paulo, n. 31, p. 25-40, out. 1991.

O´DONNELL, Guillermo. The quality of democracy: why the rule of law matters. Journal of democracy, n. 4, p. 32-46, 2004.

RENNÓ, Lucio R. et al.Legitimidade e qualidade da democracia no brasil: uma visão da cidadania. São Paulo: USP, 2010.

TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. Tradução de Talyta Carvalho. São Paulo: Realizações Editora, 2011.

TOCQUEVILLE, Alexis. A democracia na América: sentimentos e opiniões. Livro II. Tradução de Eduardo Brandão. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.