INVESTIGAÇÕES INICIAIS SOBRE O ESTATUTO DA SENSIBILIDADE NO PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO INTELECTIVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v10i19.1966Palavras-chave:
Tomás de Aquino, Epistemologia, Materia causae, CausalidadeResumo
Na questão 84, artigo 6 da Suma Teológica Tomás de Aquino apresenta o conceito de materia casuae (matéria da causa) para admitir a necessidade da participação do conhecimento sensível para que ocorra o conhecimento intelectivo. A noção de materia causae, evidencia o limite da atividade intelectiva, uma vez que o intelecto precisa da atualização sensível para que possa conhecer a natureza da coisa extra-mental. Assim, o conceito de materia causae aponta a dependência do intelecto em relação aos sentidos, sem que isso possa interferir na autonomia de sua atividade. Desta forma, nos interessa investigar de que maneira a noção de causalidade pode ser tomada como justificativa para a relação entre o conhecimento sensível e a atualização intelectiva, sem ultrapassar o limite da ação de uma coisa corpórea sobre uma incorpórea.
Referências
AQUINO, Tomás de. Comentário à Metafísica de Aristóteles I-IV. Volume I; Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. São Paulo: Vide Editorial, 2016.
________________. Commentary on Aristotle’s De Anima. Tradução de Kenelm Foster e Silvester Humphries. Notre Dame: Dumb Ox Books, 1994. Editado eletronicamente por Joseph Kenny, O.P. Disponível em: <http://dhspriory.org/thomas/DeAnima.htm#11>. Acessado em: 02 set. 2017.
________________. Comentário à Metafísica de Aristóteles V-VIII. Volume II; Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. São Paulo: Vide Editorial, 2017.
________________. O Ente e a Essência. Tradução de D. Odilão Moura. Petrópolis: Editora Presença,1981.
________________. Questões Disputadas Sobre a Alma. Tradução Luiz Astroga, São Paulo: Realizações Editora, 2014.
________________. Suma Contra os Gentios. Tradução de Dom Odilão Moura, Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 1990. vol. I e II.
________________. Suma Teológica. Tradução de Aldo Vannuchi et al. São Paulo: Loyola, 2001. v. I e II.
ARISTÓTELES. METAFÍSICA: Volume II; ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Geovanni Reale. Tradução Marcelo Perine. 5ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
LANDIM, R. F. A Questão dos Universais segundo a Teoria Tomista da Abstração. Analytica (UFRJ), v. 12, p. 11-33, 2008.
________________.Conceito e Objeto em Tomás de Aquino. Analytica (UFRJ), v. 14, n.2 p. 65-88, 2010.
GILSON, Étienne. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. Academia Francesa; tradução Cristiane Negreiros Abbud Ayoub. - Silo Paulo: Discurso Editorial: Paulus, 2006, p. 119 – 138.
GUERRERO, Markos Klemz. Elementos de uma teoria tomista da sensação. Rio de Janeiro, 2016. Tese – Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.